Constância, Freqüência e Requisitos
Constância e freqüência
O curso acontece de segunda à sexta-feira, todos os dias,
ou em dias esparsos nos meses de agosto e setembro de 2004. De
acordo com as normas vigentes na UFBA para todo curso acadêmico
é exigido um mínimo de 75% de presença para
que o curso considerado válido.
Requisitos
Para inscrição no curso serão solicitados:
1. Currículo do candidato, com comprovantes, indicando
experiência na área;
2. Formulário explicitando as razões do interesse
do aluno pela realização da Cátedra;
3. Plano de estudos a ser desenvolvido durante a Cátedra;
4. Proposta de monografia a ser desenvolvida (resumo com um máximo
de 10 linhas);
5. Indicação de instituição da área
cultural, através de carta de recomendação.
Para a conclusão do curso serão exigidos:
1. Freqüência nas atividades da Cátedra, com
um mínimo de 75% de presença;
2. Participação ativa nas atividades da Cátedra;
3. Monografia sobre temática pertinente à área
de estudos da Cátedra.
Capacidades e Estudos Exigidos
Critérios da seleção
Para a seleção de candidatos serão considerados
os seguintes critérios:
1. Experiência acadêmica anterior, em especial considerando
os estudos realizados na área de cultura e de políticas,
gestão, produção e intercâmbio culturais.
2. Experiência profissional anterior, em especial considerando
os trabalhos realizados na área de cultura e de políticas,
gestão, produção e intercâmbio culturais.
3. Capacidade para o trabalho coletivo e de liderança
4. Capacidade de organização, de iniciativa e de
inovação
5. Disponibilidade de tempo para se dedicar à Cátedra.
Procedimentos de seleção
A seleção será realizada por comissão
escolhida e composta por três professores da cátedra
e terá os seguintes procedimentos:
1. Avaliação dos materiais exigidos (currículo,
formulário, plano, proposta e carta);
2. Entrevista com o candidato, se necessário.
Número de Alunos
O número de estudantes da etapa de ensino da Cátedra
será, no máximo, de 50 alunos, sendo metade, pelo
menos, de estudantes da instituição e 25 provenientes
de outras instituições. O curso, concentrado em
suas dimensões temporais no mês de agosto e setembro,
visa possibilitar a participação de estudantes de
instituições situadas em outros estados brasileiros
e países. Também devem ser contempladas, no processo
seletivo, pessoas integradas a instituições culturais,
de preferência públicas e universitárias;
a sociedade civil e a organizações não governamentais
(ONGS), vinculadas ao trabalho com cultura e redes de intercâmbio
e cooperação. Com isto, pretende-se ampliar a repercussão
social da Cátedra, não limitando sua ressonância
ao interior da UFBA.
Modalidades de Validação do Curso
O curso será validado como atividade de extensão,
com direito a certificado assegurado pela instituição.
Duração, Datas e Horários
A Cátedra será desenvolvida no ano de 2004, durante
três meses, de agosto até outubro. As atividades
presenciais serão realizadas sob a modalidade de módulos
(cinco de quinze horas cada, totalizando 75 horas) Deste modo,
as atividades presenciais de ensino da Cátedra perfazem
um total de 75 horas de trabalho. Outras 75 horas serão
destinadas à realização de monografia orientada.
Assim, a Cátedra perfaz um total de 150 horas de atividades
acadêmicas.
Além das atividades regulares das oficinas preparatórias
e do curso, a Cátedra estimulará os estudantes a
participarem ativamente de outras atividades de reflexão
e práticas de cultura e integração cultural
que estiverem ocorrendo na cidade do Salvador.
As atividades da Cátedra acontecerão no Auditório
da Faculdade de Comunicação da UFBA (capacidade
para 150 pessoas) durante o período da noite, das 18 às
21 horas. A Direção da Faculdade disponibilizará
ainda uma das salas do Centro de Estudos Multidisciplinares em
Cultura para servir de secretaria da Cátedra.
A Faculdade colocará toda a sua infraestrutura de instalações,
laboratórios (Análise de Produtos e Linguagens Midiáticas;
Assessoria de Comunicação; Cinema; Fotografia; Multimídia;
Rádio e Televisão e Vídeo) e equipamentos
à disposição da Cátedra para assegurar
sua realização em padrões altamente qualificados.
A UFBA também irá apoiar as necessidades da Cátedra,
dentro das possibilidades da instituição. Para qualificar
plenamente a Cátedra, a Reitoria da UFBA e a Direção
da Faculdade de Comunicação estão empenhadas
em realizar parcerias com organizações - públicas
e privadas; internacionais, nacionais e estaduais – vinculadas
à cultura, objetivando propiciar as melhores condições
para o melhor funcionamento possível da Cátedra.
Até o momento estão asseguradas parcerias com o
Ministério da Cultura; a Fundação Luiz Eduardo
Magalhães e o Instituto Cultural Casa Via Magia.
Calendário das atividades da Cátedra:
Julho
Divulgação da Cátedra
Inscrição de candidatos (01 a 26 de julho de 2004)
Seleção de candidatos (27 a 30 de julho de 2004)
Início da Investigação (01 de julho de 2004
em diante)
Agosto
Realização do curso
Abertura oficial do curso (02 de agosto de 2004)
Módulo um (02 a 06 de agosto de 2004)
Módulo dois (16 a 20 de agosto de 2004)
Módulos três e quatro (agosto e setembro de 2004)
Continuação da investigação
Setembro
Módulos três e quatro (agosto e setembro de 2004)
Módulo cinco (27 de setembro a 01 de outubro de 2004)
Continuação da investigação
Outubro
Realização das monografias de conclusão de
curso
Entrega das monografias (29 de outubro de 2004)
Avaliação da Cátedra (29 de outubro de 2004)
Redação do texto da investigação
Envio de texto da investigação para o Convênio
Andrés Bello
Envio do relatório final da Cátedra para o Convênio
Andrés Bello
Modalidades de Avaliação da Cátedra
As modalidades de avaliação dos estudantes na Cátedra
são as seguintes:
1. Freqüência mínima de 75% da carga horária
da Cátedra;
2. Participação nas atividades da Cátedra,
a ser avaliada pelos docentes;
3. Monografia sobre tema afim à Cátedra, a ser avaliada
por três professores.
As modalidades de avaliação institucional da Cátedra
são as seguintes:
1. Avaliação pelos alunos, a ser realizada no final
das atividades acadêmicas;
2. Avaliação pelos professores, a ser realizada
em seminário com pauta específica.
Assim, pretende-se não só avaliar os estudantes
da Cátedra para a validação da atividade
enquanto disciplina, mas também realizar uma avaliação
do funcionamento plena da Cátedra, visando melhorar seu
projeto para posteriormente realizar nova versão da Cátedra,
agora incorporando a experiência anterior efetuada.