CURSOS > Cátedra Andrés Bello / UFBA – Políticas e Redes de Intercâmbio e Cooperação em Cultura no Âmbito Iberoamericano – 2004
 

Investigação

A investigação a ser realizada tem como foco tema similar à temática geral da Cátedra: Políticas e Redes de Intercâmbio e Cooperação em Cultura no Âmbito Ibero-Americano. Para se tornar viável, a investigação concentra sua atenção na análise das principais políticas, organizações e redes existentes em cultura no âmbito ibero-americano. Assim, serão privilegiadas as políticas públicas de cultura dos países ibero-americanos e aquelas implementadas por organismos internacionais de forte incidência na região ibero-americana - tais como: ONU, PNUD, UNESCO, UNICEF, OEI, Convenio Andrés Bello etc. – naquilo que elas enfatizem o intercâmbio, a cooperação e a integração culturais dos países ibero-americanos. Também as redes, governamentais ou da sociedade civil, de intercâmbio e cooperação mais significativas nestes países serão objeto de localização e estudo.

Além da bibliografia já existente sobre a temática das políticas e das redes de intercâmbio e cooperação culturais - que será complementada e trabalhada durante a investigação - o recurso à Internet como fonte de pesquisa será amplamente utilizado. Em especial, a Internet será usada para localizar organismos e redes fundamentais do intercâmbio e da cooperação cultural ibero-americana.

Localizados os organismos e as redes, especialmente pelo trabalho exploratório via Internet, ainda através da rede serão analisados os websites destes organismos e redes, buscando informações, documentos e análises acerca da intervenção na área do intercâmbio e da cooperação culturais. A pesquisa, via Internet, objetiva possibilitar a realização da investigação, dadas às condições de tempo e de recursos disponíveis para seu desenvolvimento.

A pesquisa deve ser complementada – não só pela leitura bibliográfica, como já afirmado – mas também pelo acionamento de outras fontes documentais, através de contatos com os organismos e as redes internacionais, e, dentro do possível, pela interação com seus dirigentes e responsáveis, diretamente ou via correio (eletrônico ou não). A correspondência com os dirigentes de organismos e redes deve ser orientada por um roteiro de problemas e questões previamente trabalhado.

Com base nesta definição preliminar do objeto a ser estudado – que também deve ser rigorosamente precisada –; na leitura bibliográfica realizada; nas outras fontes de informação anotadas e nos procedimentos expostos rapidamente são previstos ao final da investigação os seguintes resultados:

1. Esboço de texto analítico e informativo da situação do intercâmbio e da cooperação culturais entre os países ibero-americanos, com atenção às experiências mais relevantes de políticas culturais adotadas e aos organismos e redes existentes;
2. Construção e disponibilização de banco de dados sobre as principais políticas, organismos e redes de intercâmbio e cooperação existentes em cultura;
3. Formação de rede de integração, em especial de estudos e de pesquisadores em cultura.

Além destes resultados, a Cátedra objetiva, ao instituir a obrigação de realização de trabalho monográfico de conclusão dos alunos, a elaboração de outros textos também voltados à temática, mas certamente de horizonte mais limitado, devido ao fato de serem trabalhos de estudantes. Tais trabalhos devem ser orientados para concentrar seu olhar analítico sobre aspectos bastante delimitados, visando um trabalho mais consistente e útil para o conhecimento da realidade ibero-americana em cultura.