O curso tem 80 horas/aula e está composto 20 aulas dispostas em quatro módulos. contempla aspectos relacionados gestão cultural, à produção e elaboração de projetos e às modalidades de financiamento da cultura – o que inclui o financiamento estatal, o mecenato, o marketing cultural e as leis de incentivo e indústria cultural.
Período – 21 de julho a 01 de agosto de 2008
Módulo 1 - Culturas
Aula 1. Cultura e contemporaneidade – 21 de julho – manhã – Albino Rubim
Conceitos de cultura. Conformação da esfera / do campo da cultura na modernidade e secularização da cultura. Politização da cultura. Mercantilização da cultura. Culturalização da política. Culturalização da mercadoria. Centralidade e transversalidade da cultura na contemporaneidade.
Aula 2. Culturas brasileiras – 21 de julho – tarde – Milton Moura
Panorama e discussão sobre a composição plural e mestiça das culturas brasileiras. Análise das diversas tradições culturais acionadas (africanas; européias, indígenas e outras). Debate sobre procedimentos de mestiçagem. Diversidade e identidade das culturas brasileiras. Culturas brasileiras e glocalização da cultura.
Aula 3. Culturas baianas – 22 de julho – manhã – Milton Moura
Panorama e discussão sobre a composição plural e mestiça das culturas baianas. Análise das diversas tradições culturais acionadas (africanas; européias, indígenas e outras). Debate sobre procedimentos de mestiçagem. Diversidade e identidade das culturas baianas. Culturas baianas e glocalização da cultura
Aula 4. Culturas e regiões – 22 de julho – tarde – Albino Rubim
A noção de região. A construção / invenção das regiões. Região como território geográfico, econômico, político e/ou cultural. Regiões (supra e infranacionais) e glocalização. Importância das identidades regionais hoje
Módulo 2 – Políticas Culturais
Aula 5. Políticas culturais: definição e abrangência – 23 de julho – manhã –Albino Rubim
Definições de políticas culturais. Delimitação da área de abrangência das políticas culturais. Os diferenciados momentos das políticas culturais.
Aula 6. Plano Nacional de Cultura – 23 de julho – tarde - Debate
Leitura e debate do texto do Plano Nacional de Cultura: Diretrizes Gerais.
Aula 7. Políticas culturais no mundo – 24 de julho – manhã – Albino Rubim
As relações históricas entre política e cultura. Estados nacionais, cultura e políticas culturais. O nascimento contemporâneo das políticas culturais. André Malraux e o ministério da cultura na França. Diferentes modalidades de políticas culturais e de institucionalização da cultura. As organizações internacionais no campo da cultura (UNESCO, OEI, Convênio Andrés Bello, Mercosul Cultural etc). As redes culturais internacionais. Panorama da agenda temática atual do campo da cultura e o tema da diversidade cultural. A noção de diversidade cultural. Documentos culturais fundamentais no mundo contemporâneo: a Convenção da UNESCO sobre diversidade cultura; a Carta Cultural Ibero-americana e a Agência 21 da Cultura.
Aula 8. Políticas culturais no Brasil – 24 de julho – tarde – Albino Rubim
Panorama histórico das políticas culturais no Brasil. A constituição da organização institucional da cultura no país. O Ministério da Cultura. Tradições problemáticas e desafios contemporâneos. Principais programas e projetos culturais do governo federal. Breve balanço do primeiro mandato Lula / Gil. Perspectivas da nova gestão.
Aula 9. Políticas culturais na Bahia – 24 de julho – manhã – Albino Rubim
Panorama histórico das políticas culturais na Bahia. A constituição da organização institucional da cultura na Bahia. A Secretaria de Cultura. Tradições problemáticas e desafios contemporâneos. Principais programas e projetos culturais do governo estadual atual.
Aula 10. Políticas culturais: neoliberalismo x democratização – 24 de julho – tarde – Albino Rubim
Embate atual entre os projetos neoliberal e de democratização da sociedade. Deslocamentos de sentidos de noções fundamentais de sociedade civil, participação e cidadania nos dois projetos político-ideológicos.
Módulo 3 – Economia e Administração da Cultura
Aula 11. Cultura e desenvolvimento – 28 de julho – manhã – Paulo Miguez
Noção de desenvolvimento. Crítica à visão meramente economicista do desenvolvimento. Desenvolvimento como processo de múltiplas dimensões. Cultura e desenvolvimento. Cultura como indutor do desenvolvimento. Desenvolvimento cultural.
Aula 12 . Economia da cultura e economia criativa – 28 de julho – tarde – Paulo Miguez
A cultura como ativo econômico. Mercantilização da cultura. Indústria cultural e indústrias culturais. Economia da cultura e glocalização. Culturalização da economia. Economia criativa e indústrias criativas.
Aula 13. Modalidades de financiamento da cultura – 29 de julho - manhã – Paulo Miguez
As variadas modalidades e possibilidades de financiamento da cultura. Financiamento estatal. Cultura como mercadoria. Mecenato, marketing cultural e leis de incentivo. Distorções do sistema de financiamento atual. Por um sistema complexo de financiamento da cultura. Sistema de financiamento da cultura como momento das políticas culturais.
Aula 14. Administração pública e cultura – 29 de julho – tarde – Osvaldo Barreto
Noções de administração e administração pública. A administração pública no Brasil e na Bahia. Modos de funcionamento da administração pública. Limitações e possibilidades da administração pública. Controles. Administração pública em cultura.
Módulo 4 – Gestão e Produção da Cultura
Aula 15. Gestão cultural – 30 de julho – manhã – Leonardo Costa
Gestão aplicada à cultura. As especificidades, possibilidades e impasses da gestão cultural. Modalidades de gestão da cultura: pública, privada e em entidades da sociedade civil.
Aula 16. Produção cultural – 30 de julho – tarde – Leonardo Costa
Definição da produção cultural e de seus profissionais. As especificidades da produção e organização da cultura. Produção e organização como momentos da realização da cultura. Produção cultural e contemporaneidade. Momentos da produção cultural: pré-produção, produção e pós-produção. Instrumentos da produção cultural.
Aula 17. Comunicação cultural– 31 de julho – manhã – Nadja Miranda
Comunicação para a cultura. As especificidades da comunicação cultural. Eleição de públicos-alvo e públicos indeterminados. Planos de comunicação. Definição de estratégias e seus respectivos instrumentos.
Aula 18. Pesquisa em cultura na internet – 31 de julho – tarde – Marcos Palácios
Contemporaneidade como sociedade-rede. Mundo digital, redes e internet. Digitalização e seu impacto sobre a cultura. Potencialidades da internet como lugar de pesquisa na área da cultura. Oficina de pesquisa em cultura na rede.
Aula 19. Elaboração de projetos culturais – 01 de agosto – manhã – Leonardo Costa
Noção de projeto. As diferentes modalidades de projeto. A importância da elaboração de projetos no campo cultural. Componentes báscios de um projeto. Competitividade de projetos e a questão da criatividade.
Aula 20.
Cultura para territórios de identidade: oficina – 01 de agosto – tarde - Albino Rubim
Cultura e suas possíveis relações com os territórios de identidade. Oficina objetivando levantamento de idéias para a continuidade de trabalho de formação e qualificação em cultura nos diferentes territórios de identidade.
Procedimentos Pedagógicos
1. Aulas expositivas presenciais
2. Leitura de textos e discussão em sala
3. Oficinas
Material Didático
Cada aluno deve receber antes do início do curso um caderno de aproximadamente 100 páginas, contendo um conjunto de textos selecionados para a serem lidos durante o curso.
Veja aqui a bibliografia utilizada
Avaliação do curso
1. Avaliação dos participantes acerca do curso.
2. Reunião de avaliação conjunta realizada Secretaria de Cultura e CULT / PÓS-CULTURA.