EVENTOS > III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura

 

Programação

Apresentação de trabalhos

Inscrição

Comissão Científica

Hospedagens

Confraternização e lançamento de livros (Museu de Arte Sacra/UFBA)
24 de maio de 2007 - 21h

 

Imagens da Cidade: espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas
Angela Prysthon (org.)
Editora Sulina (2007)

Este livro é o resultado do I Simpósio Espaços Urbanos na Comunicação Contemporânea, organizado e realizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadores na área da comunicação debateram e apresentaram idéias sobre as mais diversas questões relativas à cidade e seus reflexos nas transformações urbanas e suas representações na mídia e na cultura. O contraste das cidades e suas relações com as novas tecnologias, os novos mapeamentos dos ecossistemas, a construção de espaços de comunicação e de interação do urbano com a versão midiática, os imaginários do real e do cotidiano que soam como novos limiares comunicacionais é o que se vê refletido ao longo desta obra

 

Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007
Edson Natale e Cristiane Olivieri
Zé do Livro (2007)

Educar para a Cultura: ao completar treze anos de existência e cinco edições, o Guia Brasileiro de Produção Cultural volta renovado e ampliado, consolidando-se como instrumento de educação e profissionalização da atividade cultural brasileira.

Com 295 páginas e dividido em quatro seções principais, o Guia foi planejado para atender aos profissionais da cultura, estudantes e gestores das áreas de comunicação e marketing, entre outros. Esta edição de 2007 traz informações fundamentais sobre planejamento, direitos do autor, projetos e incentivos fiscais, comunicação, produção gráfica, terceiro setor e questões jurídicas, financeiras e internacionais.

 

Políticas Culturais no Brasil
Antonio Albino Canelas Rubim e Alexandre Barbalho (orgs.)
Edufba (2007)

O livro reúne um conjunto de textos acerca do tema das políticas culturais no Brasil. Os textos são "visões" de especialistas convidados em resposta a um roteiro de questões elaborado e encaminhado pelos organizadores do livro. Tal roteiro propõe um debate livre da trajetória e da situação atual das políticas culturais no país, observando seus momentos de mudança; suas falhas e contribuições; suas principais características; seus atores mais relevantes e suas perspectivas de futuro.

Os autores tiveram ampla liberdade de escolha de ponto de vista e da angulação trabalhada. O livro visa contribuir para um maior conhecimento e um melhor discussão das políticas culturais no Brasil.

 

Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares
Gisele Marchiori Nussbaumer (org.)
Edufba (2007)

"Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares" reúne quinze artigos que analisam a temática cultural a partir de diferentes perspectivas, disciplinas, tempos e lugares. O livro, primeiro da coleção CULT, busca divulgar reflexões de membros do próprio Centro e de pesquisadores convidados.

O livro conta com artigos dos autores: Durval Muniz de Albuquerque Jr., Xan Bouzada Fernández, Joanildo Burity, Rubens Bayardo, Paulo Miguez, Mariella Pitombo, Antônio Albino Canelas Rubim, Maria de Lourdes Lima dos Santos, Isaura Botelho, Gisele Marchiori Nussbaumer, Liv Sovik, Maria Cândida Ferreira de Almeida, Heloisa Buarque de Hollanda, Ruben George Oliven, e Zeny Rosendhal.

 

O Candomblé da Barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiro baiano de keto
Renato da Silveira
Maianga (2006)

O livro reúne pesquisas diversas, desenvolvidas ao longo de 30 anos pelo autor, que dedicou boa parte de sua vida acadêmica ao estudo das religiões africanas e da herança cultural afro-descendente. Os sete primeiros capítulos do livro são dedicados à identificação dos elementos importantes do contexto e suas raízes.

O objetivo é traçar um panorama da criação e desenvolvimento do espaço político europeu, africano e brasileiro, sem o qual a compreensão do processo de constituição do primeiro candomblé brasileiro ficaria muito limitado. Silveira não só faz uma análise crítica da produção da imagem do negro na comunicação impressa européia como propõe uma iconografia alternativa.

 

Mais definições em trânsito
Maria Cândida Ferreira de Almeida (org.)
2007

Este CD-Rom contém o trabalho final dos alunos do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade/UFBA, preparados para a disciplina Teorias da Cultura II e foi inspirado pelo texto de Nestor Garcia Canclini - Definiciones en transito (2001) - ensaio que o pesquisador inicia lembrando que o único consenso em estudos sobre cultura é que não há consenso-, a partir desta provocação desfiamos uma série de definições que trazem mais problemas do que demarcações do campo em que nós, estudiosos de culturas, transitamos de maneiras bem diversas. Os alunos mapearem as “definições operativas” das pesquisas que desenvolvem, e o resultado é um panorama de junções que marcam a pesquisa sobre cultura na sociedade brasileira contemporânea.

 

Estampas do imaginário
Eneida Leal Cunha
Editora UFMG (2006)

Em Estampas do imaginário: literatura, história e identidade cultural, Eneida Leal Cunha lança um olhar inovador, afinado com a desconfiança contemporânea das certezas canônicas da modernidade, sobre textos literários brasileiros dos séculos XVII, XVIII e do último quartel do século XX.  Relendo discursos muito antigos, anteriores ao próprio projeto de construção da nacionalidade brasileira, a autora nos convida a pensar o passado a partir de questões que hoje nos inquietam, isto é, de indagações motivadas pelo presente. Por esse viés, sua abordagem do passado, em sintonia com as postulações de Cornelius Castoriadis, destaca a tensão entre a força disruptiva das construções imaginárias e a tentativa institucional de controle do processo de produção de significações.

 

Carnaval e Máscaras: a magia da cena brincante da cidade de Rio de Contas
Sônia Maria Costa de Amorim
2007

Este livro, publicado com o apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, resultou da dissertação de mestrado da autora, que foi respaldada na pesquisa Carnaval e Máscaras: A magia da cena brincante da cidade de Rio de Contas. Várias motivações impulsionaram este estudo, que se constitui como uma contribuição para o desenvolvimento da pesquisa em artes cênicas, na medida em que nele consideramos a importância dos campos transversais de saberes implícitos na Etnocenologia e na Psicologia da Cultura. Na contemporaneidade, os signos e os símbolos estão em estado mutante, e o sentido produzido pela experiência é sempre ressignificado na velocidade dos bits e bytes que ritmam a ordem ou a desordem social.