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Ficha técnica

Sobre o Observatório Brasileiro de Mídia (OBM) - Media Watch Global (*).

O Observatório Brasileiro de Mídia foi fundado em janeiro de 2005 e é o capítulo brasileiro do Media Watch Global (MWG) criado no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, em janeiro de 2003. O MWG tem sede na França e o seu principal objetivo é incentivar a formação de organizações nacionais para o acompanhamento do desempenho da mídia em todo o mundo.

O OBM/MWG-Brasil parte da constatação de que, nos últimos anos, o "quarto poder" que a mídia exercia nas sociedades democráticas perdeu sua função fundamental de contra-poder. Como afirma Ignácio Ramonet,

Os meios de comunicação de massa (rádios, imprensa, emissoras de televisão, internet) se fundem, cada vez mais, em arquiteturas que se reproduzem para constituir grupos de comunicação de vocação mundial. (...) As empresas de comunicação são tentadas a se constituir em "grupos" para reunirem todas as formas clássicas de comunicação (imprensa, rádio e televisão), mas também todas as atividades que poderiam ser chamadas de setores da cultura de massa, da comunicação e da informação. (...) Estas três esferas, que antes eram tão distintas, foram se misturando pouco a pouco, até constituírem uma única esfera, ciclópica, na qual é cada vez mais difícil distinguir as atividades pertencentes à cultura de massa, à comunicação ou à informação.

Com esse pressuposto, o OBM/MWG-Brasil postula a criação de um "quinto poder" cuja função seria fiscalizar democraticamente o superpoder dos grandes meios de comunicação e dos grandes grupos da mídia uma vez que "a mídia é, atualmente, o único poder sem um contra-poder". Dessa forma, a força do OBM/MWG-Brasil é, principalmente, de ordem moral: ele adverte baseado na ética e aponta os erros da mídia - segundo critérios por ela mesma definidos - através de relatórios e pesquisas que elabora, publica e divulga.

O OBM/MWG-Brasil conta com três tipos de membros:

1) jornalistas profissionais ou ocasionais, na ativa ou aposentados, que trabalhem em qualquer tipo de meio de comunicação, formal ou alternativo;

2) professores universitários e pesquisadores, de qualquer disciplina e, mais particularmente, especialistas na área da comunicação; e

3) usuários dos meios de comunicação, representantes de organizações da sociedade civil, cidadãos comuns e personalidades notórias por sua estatura moral e conhecimentos.

Embora tenha oficializado sua existência apenas em 2005, o OBM/MWG-Brasil realizou sua primeira experiência de acompanhamento da mídia em 2002 (eleições presidenciais, ainda como um grupo de voluntários) e, em 2004, fez parceria com o Observatório Social e o Núcleo de Jornalismo Comparado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foram acompanhadas, então, as eleições municipais no município de São Paulo, pesquisando-se as coberturas dos jornais paulistanos - Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Diário de São Paulo, Agora e Jornal da Tarde.

O trabalho realizado nas eleições de 2002 e a parceria com a ECA/USP em 2004 possibilitaram ao OBM/MWG-Brasil a formação de uma equipe de pesquisa, a experiência e o amadurecimento necessários para realizar também o acompanhamento das eleições presidenciais de 2006, cujo relatório-síntese integra o primeiro capítulo do recém-lançado livro A Mídia nas Eleições de 2006, organizado pelo professor Venício A. de Lima, com a participação de instituições de pesquisa, acadêmicos de várias universidades e jornalistas conceituados (Editora Fundação Perseu Abramo).

OBM/MWG-Brasil realiza permanente acompanhamento da mídia no Brasil, destacando-se entre os objetos observados: as primeiras páginas dos principais jornais e capas das quatro principais revistas semanais; o mundo do trabalho, em vários temas e sub-temas; o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); entre outros.

(*) Compõem a direção do Media Watch Global: Ignácio Ramonet, Bernard Cassen, Mario Lubetkin, Roberto Sávio, Joaquim Palhares e Carlos Tibúrcio.