XI ENECULT – Cultura de redes e economia viva

12 de agosto de 2015, das 8h30 às 12h30, auditório II PAF V do campus de Ondina da UFBA

COMO PARTICIPAR:

• Não há necessidade de inscrição prévia nos simpósios, minicursos e relatos de experiência. O acesso a cada uma dessas atividades será concedido por ordem de chegada, prioritariamente aos inscritos no XI ENECULT até a lotação do espaço.
  • Após o acesso dos inscritos no XI ENECULT, havendo vaga no auditório, o acesso será liberado ao público em geral, após 15 minutos de iniciada a atividade.

Ementa: A crise do capitalismo fordista aponta para um horizonte de gratuidade, trocas e colaboração no campo da Cultura. A economia pós mídias digitais e redes sociais traz a possibilidade de novas formas de sustentabilidade no campo da Cultura.  A proposta do mini-curso é uma introdução a conceitos e práticas inovadoras no campo da  Cultura e das Políticas Públicas, com análise da Política Nacional do Cultura do MinC e o lançamento da Autodeclaração dos Pontos de Cultura como um  marco na relação entre Estado e a Sociedade e na constituição de uma Economia Viva.

Coordenação: Ivana Bentes (Minc)

Ministrantes:

Ivana Bentes

Secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura, pesquisadora da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Doutora em Comunicação pela UFRJ, ensaísta do campo da Comunicação, Cultura e Novas Mídias. Desenvolve as pesquisas:  “Estéticas da Comunicação: Novos Modelos Teóricos no Capitalismo Cognitivo” e  “Periferia Global”. Foi Diretora da Escola de Comunicação de 2006 a 2013.
Alexandre Santini
Alexandre Santini, Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Mestrando em Cultura e Territorialidades Pela UFF, Bacharel em artes cênicas pela Universidade Federal  do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), ator, dramaturgo, produtor e gestor cultural. Tem como foco de sua atuação acadêmica e profissional a pesquisa e a formulação sobre políticas culturais no Brasil e na América Latina.