Cultura e conflito é tema de mesa no primeiro dia do Enecult

Os conflitos em nome de valores no plano de costumes têm gerado uma férrea disputa pela hegemonia de narrativas, que podemos denominar aqui de guerras culturais. A mesa Cultura e conflito: disputas político-culturais no Brasil contemporâneo acontecerá no dia 15/09/2020 (terça-feira), de 14h às 12h e faz parte da programação do XVI Enecult.

Este acirramento são geralmente associados à luta em torno das afirmações identitárias coletivas de distintas matizes (gênero, étnicas, religiosas), as guerras culturais no Brasil se exacerbaram no contexto das eleições presidenciais de 2018, momento em que, no ringue político, questões de matizes culturais deram o tom das controvérsias. Explodiram na cena pública, e nos dutos sombrios das redes sociotécnicas, as lutas em torno da questão sobre gênero, etnias, família, aborto, legitimidade das práticas artísticas, tornando-se marcadores decisivos para a vitória do bolsonarismo enquanto projeto político.

Com a instalação de um governo de extrema-direita no Brasil, as disputas em nome de valores extrapolaram o contexto da corrida eleitoral e parecem ter se afirmado como o eixo constitutivo que sustenta as práticas políticas deste governo. Esses conflitos se plasmaram de forma muito particular nas institucionalidades da área cultural, da educação, dos direitos humanos no qual seus representantes máximos tornaram-se mais do que gestores, mas sobretudo, as vozes mesmas que encarnam os valores conservadores que se pretende impor na agenda pública.

Intenta-se, com a proposição dessa mesa virtual, discutir as guerras culturais no Brasil contemporâneo, buscando debater as contingências que tornaram possível tal configuração, suas especificidades vis a vis o passado político do país e os horizontes possíveis que podem conformar o nosso devir.

Estarão na mesa o doutor em ciências sociais e professor do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UNB, Edson Farias e o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Frederico Barbosa. A mesa é coordenada pela doutora em Ciências Sociais e professora da UFRB, Mariella Pitombo.

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e também pelo Youtube (inscreva-se para receber notificações). As inscrições podem ser feitas através de www.enecult.ufba.br .

Assista aqui: