Culturas latinoamericanas em tempo de crise

Culturas latinoamericanas em tempo de crise

A mesa Políticas, práticas e consumo culturais: perspectivas latinoamericanas em tempos de crise acontece no dia 15 de setembro (terça-feira), das 16h30 às 18h30  e faz parte da programação do XVI Enecult. 

Diversos países da América Latina atravessaram, nos primeiros anos do século XXI, um intenso processo de institucionalização das políticas culturais e ampliação e diversificação das práticas e do consumo culturais. A trajetória é interrompida por inflexões sócio-políticas e econômicas, que, embora possuam características distintas em cada país, suscitam uma profunda redefinição de valores por toda a região. Em especial, ascendem tensões regressivas e práticas e valores autoritários, conservadores e mesmo ditatoriais. 

Em meio a esse cenário, já crítico, se anuncia e se espraia uma nova crise, agora sanitária e  mundial, provocada pelo Covid-19. Ainda sem cura, as medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus incluem o isolamento e distanciamento social, impactando de forma dramática o setor cultural, o primeiro a entrar em quarentena e o último a sair. Portanto, encontra-se bastante afetado artística e economicamente, e seus agentes formais, informais ou autônomos, assim como as empresas e espaços culturais públicos e privados, estão em situações alarmantes. A pandemia só agudizou as fragilidades e incertezas impostas pelos cenários políticos latino-americanos.  

A fim de refletir sobre o campo institucionalizado da cultura em meio a esta complexa conjuntura, a partir de perspectivas diversas e, ao mesmo tempo, semelhantes, propomos um debate a partir da realidade de três países: Brasil, México e Argentina. A mesa conta com a mexicana Ana Rosas Mantecón, que é professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidad Autônoma Metropolitana; a socióloga argentina Ana Wortman, que é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Sociais da UBA e ainda a pesquisadora e doutora (USP) brasileira Isaura Botelho. A mesa é coordenada por Renata Rocha (professora da faculdade de comunicação da UFBA) e Carla Rabelo (professora do bacharelado em Produção e Política Cultural da UNIPAMPA).

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e também pelo Youtube (inscreva-se para receber notificações).

As inscrições estão sendo feitas pelo site enecult.ufba.br

Assista aqui: