Diálogos Emergentes | A Cultura em Tempos Sombrios

No dia 12 de agosto, às 10h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá o Diálogos Emergentes, que discutirá o tema A Cultura em Tempos Sombrios, no auditório da FACOM.

A mesa tem como objetivo discutir sobre problemas enfrentados pelo campo da cultura nos últimos anos e também as resistências desenvolvidas para enfrentar esses tempos sombrios. As falas tratarão  sobre os possíveis diálogos insurgentes nos países sul-americanos e no Brasil, sobre o desmonte, o emergencial e o emergente nas políticas culturais, a função de resistência e o grande poder da arte em tempos de desencantos e distopias e as estratégias discursivas operadas na imprensa na cobertura da fase inicial da pandemia de covid-19, que impactou de forma significativa o campo da cultura. O livro organizado por Leandro Colling e Adriano Sampaio, com mesmo nome, será lançado também durante o evento.

🗓️ 12/08

⏰ 10h

🌎 Auditório da FACOM

Coordenação de Leandro Colling (UFBA) – possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos e coordenador do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa as relações entre a sexualidade, gênero e a cultura.

Albino Rubim (UFBA) – Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da UFBA. Ex-Secretário de Cultura da Bahia.

Edilene Dias Matos (UFBA) – Professora Adjunta da UFBA, docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Atua na área de Semiótica da Cultura, tendo por base a área de Letras e Artes, com ênfase em Cultura Brasileira, Literatura Brasileira, Poéticas da Voz, Interfaces da literatura com outras artes.

José Roberto Severino (UFBA) – Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Centro de Estudos multidisciplinares em Cultura/CULT e do Diversitas/USP. Desenvolve pesquisa e extensão em patrimônio cultural, produção cultural e audiovisual relacionadas à memória social. Membro da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

José Márcio Barros  (UEMG, UFBA) – Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor e pesquisador do PPG em Artes da UEMG e do Poscultura da UFBA. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.

Rita de Cássia Aragão Matos (UFBA) – Docente dos Cursos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos e do PPG em Cultura e Sociedade UFBA. Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas UFBA. Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela/Espanha e UFRB (2019).

O XVIII Enecult acontece entre 9 e 12 de agosto em formato híbrido.