Formato de submissão do artigo

Para realizar a submissão de um artigo a ser apresentado no XVIII ENECULT, o participante precisa estar inscrito neste site e fazer a submissão através do sistema GERE. Para isso, realize a inscrição na aba “inscrição” do menu lateral esquerdo desta página.

O XVIII ENECULT contemplará dois tipos de atividades que poderão ser propostas por estudantes, professores ou pesquisadores, nos idiomas português ou espanhol.


Artigo

Texto que poderá ser escrito individualmente ou em co-autoria, considerando uma das seguintes linhas:

  • Resultados de pesquisa em andamento ou concluída
  • Estudo de caso
  • Relato de experiência / Práticas inovadoras

Os artigos selecionados pela comissão científica serão apresentados em Grupos de Trabalho, organizados de acordo com os eixos temáticos do evento.


Mesa coordenada

As mesas coordenadas poderão ser submetidas na modalidade presencial ou online.

Tem por objetivo gerar reflexões sobre um determinado tema a partir de múltiplos olhares. A submissão desta atividade implica apresentação de um resumo da proposta de mesa coordenada   e de três a quatro artigos completos de autorias distintas que possuam convergência temática. O conjunto de artigos será avaliado em sua totalidade pela comissão científica.



SUBMISSÃO DE ARTIGOS


  1. Poderão submeter trabalho na modalidade “Artigo”: estudantes da graduação, pós-graduação, professores ou pesquisadores.
  2. Na submissão dos artigos podem ser listados autores, co-autores e orientadores.
  3. Cada participante só poderá submeter uma atividade como autor principal.
  4. Apenas serão aceitos artigos com, no máximo, quatro autores.
  5. Para submeter artigo é imprescindível a inscrição do autor proponente no evento. Para isso, acesse a aba “inscrição” do menu lateral esquerdo desta página.
  6. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado após o resultado da seleção dos artigos.
  7. O artigo deverá ser encaminhado para um dos eixos temáticos do XVIII ENECULT.
  8. O artigo não poderá ser editado pelos autores após a sua submissão.

Sobre a avaliação
1. Cada artigo será avaliado por três pareceristas que integram o eixo temático ao qual o trabalho foi submetido.
2. Cada artigo será indicado pelos pareceristas como “Aceito” ou “Recusado”, não cabendo reavaliações.
3. A avaliação do artigo possui como principais critérios:

  • Inserção temática no campo da cultura;
  • Abordagem multi/inter/transdisciplinar;
  • Objetividade e clareza na exposição;
  • Articulação e estruturação do texto;
  • Adequação da referência bibliográfica indicada;
  • Correção e adequação da linguagem;
  • Apresentação do trabalho / formatação.

4. Não caberá recurso à decisão final da comissão avaliadora.


Sobre a apresentação

  1. Autores ou co-autores que forem apresentar trabalho deverão, obrigatoriamente, efetuar o pagamento da inscrição.
  2. A apresentação dos artigos será realizada integralmente em plataforma de conferência remota.
  3. Todas as sessões serão em tempo real para permitir o debate com a participação do público.
  4. O tempo de apresentação, regras e demais informações serão encaminhadas após a aprovação dos trabalhos.

Sobre a certificação e os Anais

  1. O autor e co-autor(es) só receberá(ão) certificado de apresentação caso esteja(m) devidamente inscrito(s), tenha(m) efetuado pagamento da inscrição e participem da sessão de trabalho.
  2. Para fins de certificação de co-autoria do texto poderá ser utilizada a impressão da página inicial do artigo disponibilizado nos Anais do evento.
  3. Os Anais do XVIII ENECULT serão publicados em forma eletrônica em data posterior à realização do encontro.
  4. Apenas os trabalhos apresentados de forma oral serão incluídos nos Anais.


Formato do artigo

O texto encaminhado deve estar no formato a seguir, indispensável para a publicação nos Anais do XVIII ENECULT

  • Formato PDF (PortableDocument Format, extensão em .pdf) – Consultar Perguntas frequentes, onde tem o passo a passo sobre como fazer um PDF.
  • O trabalho deve ser colocado no timbrado padrão do evento, conforme modelo em doc.
  • Tamanho do arquivo: máximo de 2Mb (Megabytes)
  • Entre 8 (oito) e 15 (quinze) páginas, incluindo bibliografia
  • Fonte: Times New Roman; corpo: 12
  • Papel A4, páginas não numeradas
  • Espaçamento do texto entre linhas: 1,5
  • Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm)
  • Sem espaço entre os parágrafos
  • Espaçamento das citações entre linhas simples com recuo padrão (4cm)
  • Margens: superior 2,5cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 3cm

Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens: 

  • Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
  • Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo(s) institucional(is) e e-mail do(s) mesmo(s).
  • Resumo de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas, com espaçamento simples.
  • 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.


SUBMISSÃO DE MESA COORDENADA


1. As mesas coordenadas poderão ser submetidas na modalidade presencial ou online. A única diferença entre as modalidades de submissão é o formato indicado para a apresentação.
2. A submissão da mesa coordenada implica apresentação de um resumo coletivo e de artigos completos que deverão ser encaminhados em arquivo único pelo autor proponente. 
3. Cada participante só poderá submeter uma mesa coordenada como autor proponente.
4. O autor proponente deverá ser autor principal ou co-autor de um dos artigos submetidos.
5. Para submeter proposta de mesa coordenada é imprescindível a inscrição do autor proponente no evento. Para isso, acesse a aba “inscrição” no menu lateral esquerdo desta página. 
6. No momento da submissão, é possível cadastrar um máximo de seis proponentes por mesa coordenada. Nesse sentido, devem ser indicados no sistema apenas o nome dos autores e co-autores que serão responsáveis pela apresentação. Caso seja necessária alguma retificação (sempre observando o limite máximo de seis participantes da mesa), será necessário comunicar a Secretaria do evento até o dia 09 de julho.
7. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado após o resultado da seleção das mesas coordenadas.
8. Ao menos um participante da mesa deve ter doutorado.
9. A mesa coordenada deve ser constituída de 3 a 4 artigos completos. 
10. Cada um dos artigos submetidos na mesa poderá contar com, no máximo, quatro autores cada um. 
11. A proposta de mesa coordenada deve ser encaminhada para um dos eixos temáticos do XVIII ENECULT.
12. O resumo e artigos não poderão ser editados pelos autores após a submissão.


Sobre a avaliação

  1. A proposta da mesa só será avaliada caso todos os artigos sejam apresentados no formato indicado.
  2. A proposta da mesa e seus artigos serão avaliados por três pareceristas que integram o eixo temático ao qual a proposta foi submetida.
  3. A avaliação da mesa possui como principais critérios:
  • Inserção temática no campo da cultura;
  • Convergência temática entre os artigos;
  • Abordagem multi/inter/transdisciplinar;
  • Objetividade e clareza na exposição das ideias;
  • Articulação e estruturação dos textos;
  • Adequação das referências bibliográficas indicadas;
  • Correção e adequação da linguagem;
  • Apresentação dos artigos / formatação.

4. A mesa será indicada pelos pareceristas como “Aceita” ou “Recusada”, não cabendo reavaliações.
5. Não caberá recurso à decisão final da comissão avaliadora.


Sobre a apresentação

  1. No processo de submissão, o proponente deve  indicar o interesse na apresentação em formato presencial ou remoto (online). Nesse caso, caberá à comissão organizadora do evento comunicar a admissibilidade de apresentação presencial frente às condições sanitárias no período de realização do evento.
  2. Da apresentação da mesa coordenada deverão participar entre 3 e 6 participantes, sendo imprescindível a presença de pelo menos um autor ou co-autor de cada artigo submetido.
  3. A sessão de apresentação deverá ser coordenada por um dos participantes da mesa.
  4. Cada artigo deve ser apresentado por seu autor ou co-autor, não sendo aceita a apresentação oral por terceiros.
  5. Todos os participantes que irão apresentar trabalhos em mesa coordenada deverão se inscrever no sistema e efetuar o devido pagamento. 
  6. A apresentação da mesa deverá ser feita em tempo real para que haja possibilidade de debate com o público.
  7. A mesa terá duração de 1h30 de apresentação. Regras e demais informações serão encaminhadas após a aprovação da atividade.
  8. Caso seja possível a apresentação presencial, caberá aos proponentes arcar com os custos de deslocamento, hospedagem e outros que se façam necessários para viabilizar sua participação.

Sobre a certificação e os Anais

  1. O autor e co-autor(es) dos artigos só receberá(ão) certificado de apresentação caso esteja(m) devidamente inscrito(s), tenha(m) efetuado pagamento da inscrição e participem da sessão de trabalho.
  2. Para fins de certificação de co-autoria do texto poderá ser utilizada a impressão da página inicial do artigo disponibilizado nos Anais do evento.
  3. Os Anais do XVIII ENECULT serão publicados em forma eletrônica em data posterior à realização do evento.
  4. Apenas os artigos apresentados de forma oral serão incluídos nos Anais.

Os textos encaminhados devem estar no formato a seguir, indispensável para a publicação nos Anais do XVII ENECULT

  • Formato PDF (PortableDocument Format, extensão em .pdf) – Consultar Perguntas frequentes, onde tem o passo a passo sobre como fazer um PDF.
  • O resumo da mesa e os artigos devem estar reunidos em arquivo único.
  • O trabalho deve ser colocado no timbrado padrão do evento, conforme modelo em doc.
  • Tamanho do arquivo: máximo de 2,6Mb (Megabytes)

Resumo da mesa 

  • Entre 600 e 1.200 palavras
  • Fonte: Times New Roman; corpo: 12
  • Papel A4, páginas não numeradas
  • Espaçamento do texto entre linhas: 1,5
  • Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm)
  • Sem espaço entre os parágrafos
  • Margens: superior 2,5cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 3cm

Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens:

  • Título da mesa coordenada: centralizado, em caixa alta e em negrito.
  • Resumo de 15 (quinze) a 20 (vinte) linhas, com espaçamento simples, com uma apresentação geral da proposta.
  • 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
  • Título dos artigos e respectivos autores.
  • Indicação da coordenação da mesa coordenada.
     

Formato dos artigos que compõem a mesa coordenada

O texto encaminhado deve estar no formato a seguir, indispensável para a publicação nos Anais do XVIII ENECULT

  • Entre 8 (oito) e 15 (quinze) páginas, incluindo bibliografia
  • Fonte: Times New Roman; corpo: 12
  • Papel A4, páginas não numeradas
  • Espaçamento do texto entre linhas: 1,5
  • Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm)
  • Sem espaço entre os parágrafos
  • Espaçamento das citações entre linhas simples com recuo padrão (4cm)
  • Margens: superior 2,5cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 3cm

Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens: 

  • Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
  • Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo(s) institucional(is) e e-mail do(s) mesmo(s).
  • Resumo de 10 (quinze) a 15 (quinze) linhas, com espaçamento simples.
  • 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.