Impacto da pandemia no mercado da moda

Impacto da pandemia no mercado da moda

A mesa Moda e Pandemia acontece no dia 18/09/2020 (sexta-feira), de 10h às 12h e faz parte da programação do XVI Enecult. 

A atividade visa debater o impacto da pandemia no mercado da moda, focalizando a questão do consumo, bem como as repercussões na indústria de confecção e os desdobramentos na aparência corporal. Como se sabe, a crise atual, com a disseminação do coronavírus, tem afetado intensamente o âmbito produtivo, a distribuição e o consumo no nosso país e com o segmento da moda não é diferente.  O setor representa 17% dos empregos no país e muitos destes já foram comprometidos. 

Também já é perceptível uma mudança do comportamento de consumo: com o isolamento social, houve uma grande redução por novas peças de vestuário e acessórios. As marcas e, especialmente, o segmento de luxo, têm sentido esse retraimento e têm promovido estratégias de incremento das suas vendas. Outro aspecto que chama atenção são as modulações na aparência corporal promovidas pela pandemia. Esses vetores estratégicos estarão no centro discussão. 

Estarão presentes Renata Pitombo Cidreira, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq) e a da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora em consumo de moda Ana Paula de Miranda . A atividade é coordenada por Beatriz Ferreira Pires, pesquisadora de moda, cultura e arte, com foco em modificações corporais.

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e do youtube.com/enecult

As inscrições podem ser feitas no site enecult.ufba.br.