No dia 11 de agosto, às 10h, na programação do XVII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Constelação fílmica GEEECA/UFRB: entre ficção visionária, documentário e fabulação, que faz parte do GT Culturas e Narrativas Audiovisuais.
A mesa propõe o exercício comparativo entre os filmes “Abjetas 288”, de Júlia Costa e Renata Mourão, “Nascente”, de Safira Moreira e “Casa”, de Letícia Simões, bem como os que foram narrados pelas pesquisadoras e pesquisadores que se encontram nessa mesa. A constelação fílmica, inspirada por Mariana Souto, se revelará na performance da apresentação da mesa, sendo única, com cotejamentos, aproximações e prospecções a respeito das associações nestes entre-lugares acionados e atualizados. Entre estes filmes, territórios, subjetividades (re)apresentadas e em exercício de reparação constante está o cinema, suas narrativas audiovisuais entrelaçadas e feita de audiovisualidades na contemporaneidade.
🗓️ 11/08
⏰ 10h
🌎 Sala 10 da Facom
Coordenação de Milene Migliano (GEEECA/UFRB) – Docente do Curso de Cinema e Audiovisual e Pesquisadora do GEEECA na UFRB. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Pós-doutora em Comunicação e Consumo pela ESPM-SP, com o grupo de pesquisa Juvenália, o qual integra como investigadora. É membro da Associação Filmes de Quintal, em Belo Horizonte, que organiza anualmente o forumdoc.bh.
Angelita Bogado (GEEECA/UFRB) – Docente do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) Pós-doutoranda no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar (DAC/UFSCar).Coordena o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA-CNPq).
Francisco Alves Junior (GEEECA/UFRB) – Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pesquisador do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA/UFRB) e do Núcleo de Estudos da Crítica e da Cultura Contemporânea (NECC/UFBA). Participou do Grupo de Pesquisa em Culturas e Subalternidades, vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e do Grupo de Pesquisa em Análise do Cinema Documentário (Nanook). Tem experiência profissional em Assessoria de Comunicação e Realização Audiovisual. Foi professor do curso de Jornalismo da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME).
Letícia Santinon (GEEECA/UFRB) – Curadora audiovisual e mestranda em comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA/UFRB). Programou as salas de cinema do Centro Cultural São Paulo e integrou a Comissão de Curadoria de Cinema do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo. Foi gerente de difusão na Spcine e gerente de projetos na Vitrine Filmes.
Scheilla Franca de Souza (GEEECA/UFRB) – Pós-doutoranda no PPGCOM/UFRB sob supervisão do Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho. Pesquisadora integrante do GEEECA/UFRB. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo POSCOM/UFBA.
A atividade faz parte do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida