Na tarde do dia 9 de agosto, às 14h acontece a mesa Cultura e Ambiência Mediática, integrante do GT Culturas e Mídia.
A partir da observação sobre o alto grau de participação de tecnologias na cultura contemporânea, os participantes propõem três cortes nessa complexa problemática, estabelecendo planos de análise bastante diferenciados para captar a ambiência de uma cultura impregnada de afetos e paixão pela imagem. Primeiramente, é estabelecido um quadro para pensar as importantes transformações estruturais do sistema comunicacional e suas repercussões para a cultura. No plano das lógicas sociais, trata-se, de um lado, de relacionar conhecimentos específicos de gestores das obras com o reconhecimento e desenvolvimento das produtoras independentes no mercado de animação, que geram o acúmulo de capital cultural e simbólico dos indivíduos. De outro lado, busca associar indícios daquilo que hoje plasma o nosso presente, um prelúdio de certas lógicas de exposição midiática e certas pautas afetivas com as quais temos agora maior familiaridade. Em outros termos, as intervenções trabalham a recepção e a produção e de produtos culturais mediáticos, alternando pólos e nichos de atuação da indústria cultural, sem negligenciar a estrutura profunda de sua pertinência para articular as tecnologias de comunicação com as lógicas dos produtos culturais.
🗓️ 09/08
⏰ 14h
🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult
Coordenação de Luiz C. Martino (UnB) – Professor Titular em Teorias e Epistemologia da Comunicação da Universidade de Brasília, Pesquisador Colaborador do PPG-FAC, UnB e Pesquisador Convidado no GRICIS, l’UQÀM, Montréal. Foco de interesse na área de Comunicação, com ênfase em Estudo de Meios, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, epistemologia da comunicação, história da comunicação, meios de comunicação, tecnologia da comunicação.
Fabrício Silveira (PPGCom da UFRGS ) – Formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela UFSM, mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos / RS). Pós-Doutor pela School of Arts and Media (Salford University, UK). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral – bolsa PNPD Capes – junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.
Natacha Stefanini Canesso (UFOB; UFBA) – Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Possui experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes) na UFBA e o Grupo de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (GINC) na UFOB. Desenvolve pesquisa sobre políticas públicas culturais, processos criativos na produção e gestão do audiovisual independente e animação seriada.