No dia 9 de agosto, às 16h30, acontecerá a Mesa Coordenada Cultura e Educação: Experiências em Instituições de Ensino Superior.
A mesa, que faz parte do GT Culturas e Universidades, propõe o diálogo entre trabalhos que narram experiências ligadas à oferta formativa e a gestão de políticas culturais alinhadas às questões educacionais em Instituições de Ensino Superior. Assim, contempla desde a reflexão a respeito dos marcos normativos e a presença das Universidades no Plano Nacional de Cultura; passando pela análise de experiências ligadas ao desenho de ofertas de formação, como a pós-graduação lato sensu ministrada pela Flacso Brasil; e alcança a experiência de elaboração conjunta de um plano de ações trazida na experiência do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior. Desta forma, cada trabalho apresentado foi elaborado a partir do enlace entre os marcos normativos e referenciais teóricos ao relato de gestores implicados nos processos descritos. A mesa busca refletir sobre a trajetória institucional vinculadas às experiências descritas, além de trazer análises a partir da perspectiva da gestão. Ainda questiona de que forma estas iniciativas estão relacionadas aos caminhos de desenvolvimento do campo cultural relacionados à educação e a gestão universitária.
09/08
16h30
Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult
Coordenação de Karen Kristien Silva dos Santos (Flacso Brasil) – Mestra pelo programa Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. É especialista em em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e em Políticas Culturais de Base Comunitária pela FLACSO Argentina (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), onde integra a coordenação da especialização em Cultura e Educação. No momento, atua em processos formativos com foco em juventudes e direitos humanos. Desenvolve pesquisas no campo de políticas culturais, educação e políticas públicas, com enfoque em direitos culturais.
Renata Montechiare (Flacso Brasil) – É Coordenadora da Especialização em Cultura e Educação da Flacso Brasil. Doutora e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha com temas relacionados à produção cultural, cultura e educação, diversidade cultural, patrimônio e museus, com pesquisas sobre coleções, objetos e exposições etnográficas, em especial nos museus de antropologia na Espanha. Atualmente, coordena um grupo de pesquisa em educação intercultural com foco em educação escolar indígena, quilombola e do campo no Brasil.
Camila L. Corrêa da Costa (UFRJ) – Produtora cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente lotada no Fórum de Ciência e Cultura, onde exerce a função de Diretora de Produção da Superintendência de Difusão Cultural. Especialista em Cultura e Educação pela Flacso Brasil, é mestre em Políticas Públicas pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Em 2021, após eleição em assembleia, passou a integrar a Diretoria Executiva do Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT).
Fabio Augusto Cerqueira (Unicamp) – Gestor cultural na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e em Cultura e Educação pela Flacso Brasil. Desenvolve pesquisa em gestão cultural, políticas públicas de cultura e políticas culturais para as universidades.
A atividade faz parte do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.