Mesa Coordenada | Cultura, Gestão e Antirracismo: projetos de sociedade em disputa

Mesa Coordenada | Cultura, Gestão e Antirracismo: projetos de sociedade em disputa

No dia 12 de agosto, às 10h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Cultura, Gestão e Antirracismo: projetos de sociedade em disputa.

Nesta mesa serão discutidas as relações entre cultura, colonialismo e racismo, considerando as forças e limites das pretensões de hegemonia dos povos brancos no Brasil, num trânsito entre colônia, império e repúblicas. A partir de distintas e interdisciplinares abordagens que privilegiam as dimensões simbólicas das mobilizações dos agentes coloniais e contracolonizadores em perspectiva, é de interesse dos participantes reconhecer o campo da cultura como um lócus de gestão marcado por dimensões polarizadas, como o institucional e orgânico; tensão e criatividade; controle e escape; autoritarismo e subversão, em disputas de projetos de sociedade dos povos indígenas, negros, quilombolas e outros povos tradicionais.

🗓️ 12/08

⏰ 10h

🌎 Sala 10 da FACOM

Coordenação de Leandro Bulhões (UFC) – É historiador com pesquisas sobre cinemas africanos, quilombos, ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas; ações afirmativas e teorias contracolonais. É professor da graduação e de pós-graduações em História na Universidade Federal do Ceará, onde coordena o NUDOC e é colider dos grupos de estudo Caldeirão e GEPPHERG. É pesquisador do Programa Cientista Chefe da Cultura.

Stéfane Souto (UFBA) – É pesquisadora e gestora criativa de projetos culturais. Graduada em Produção Cultural e mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, é também especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades. É pesquisadora do Coletivo Gestão Cultural (UFBA/UFRB), co-fundadora da Denda Coletiva, além de idealizadora da plataforma Transatlântica e do Podcast “É Tudo Quilombo?”

Rosana Marques Lima (UFC) – É mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve estudos, pesquisas em políticas sociais, notadamente as políticas afirmativas de recorte étnico-racial no campo da cultura. É Assistente técnica da Política do Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT/CE).

A atividade faz parte do GT Gestão e Produção Cultural do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.