Mesa Coordenada | Inteligência Artificial e Cultura

Mesa Coordenada | Inteligência Artificial e Cultura

No dia 12 de agosto, às 14h, no último dia de programação do XVIII Enecult, acontecerá no formato online a mesa coordenada Inteligência Artificial e Cultura.

A mesa coordenada tratará da adoção de sistemas de Inteligência Artificial (IA) no setor cultural e suas implicações para a diversidade cultural no Brasil. O debate estará baseado no Estudo Setorial sobre IA e Cultura, em desenvolvimento pelo Cetic.br|NIC.br em parceria com o Instituto Cultura e Democracia. A mesa terá início com a apresentação do referente estudo por Luciana Lima, considerando as aplicações de IA nas diversas etapas do ciclo de valor cultural – incluindo criação, produção, distribuição, acesso e participação –, bem como decorrentes oportunidades e desafios mapeados na literatura sobre o tema. Com base nisso, demais panelistas irão tecer comentários e reflexões a partir de suas respectivas experiências e áreas de atuação específicas. Daniela Ribas tratará do funcionamento das plataformas digitais e da disseminação de conteúdos por algoritmos de recomendação, especialmente no campo da música. Dalton Martins irá se aprofundar no uso de IA por parte de instituições culturais, em processos de organização de acervos e objetos digitais. Giselle Beiguelman, por fim, falará da perspectiva de artistas, com ênfase em processos criativos que envolvem o uso de IA. A mesa se propõe a colocar esse tema na agenda dos estudos e das políticas culturais e subsidiar o desenvolvimento de possíveis estratégias regulatórias e de políticas públicas.

🗓️ 12/08

⏰ 14h

🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult

Coordenação de Luciana Lima (Cetic.br|NIC.br) – Mestre em Estudos Culturais e Bacharel em Relações Internacionais pela USP. Foi assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016) e assistente de pesquisa no IPEA, tendo ainda desenvolvido projetos em parceria com Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Sesc SP, dentre outros. Desde 2017, atua como pesquisadora no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), onde coordena o Estudo Setorial sobre Inteligência Artificial e Cultura. 

Daniela Ribas (Sonar Cultural) – É diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, pesquisadora do CPF-SESC SP,  diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio, e Faculdade e Conservatório Souza Lima. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

Dalton Martins (UnB) – Professor no curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002), mestrado em Engenharia da Computação pela UNICAMP (2004) e doutorado em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012). Coordena o projeto de pesquisa Tainacan – software livre para a construção social de repositórios digitais – parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Giselle Beiguelman  (USP) –  É artista e professora da FAUUSP. Suas obras integram coleções privadas e públicas de museus internacionais como ZKM (Alemanha), Pinacoteca de São Paulo e Instituto Moreira Salles. Autora de Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021), entre outros.

Mediação de Guilherme Varella (Instituto Cultura e Democracia) – É pesquisador, gestor cultural, advogado e músico. Diretor do Instituto Cultura e Democracia e consultor do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE). Doutor em Direito pela USP, foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-16) e assessor técnico e chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-15). É autor do livro “Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014).

A atividade faz parte do GT Culturas Digitais do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.