Mesa Coordenada | Pesquisa e gestão pública da cultura: a experiência do programa cientista chefe

Mesa Coordenada | Pesquisa e gestão pública da cultura: a experiência do programa cientista chefe

No dia 10 de agosto, às 10h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá, na Sala 04 da Facom, a Mesa Coordenada Pesquisa e gestão pública da cultura: a experiência do programa cientista chefe.

Esta mesa-coordenada discutirá a importância da pesquisa para a gestão pública da cultura a partir do Projeto Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará – Cientista Chefe da Cultura–, iniciativa inovadora do Governo do Ceará e gerido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) cujo eixo principal é a inclusão social por meio da política cultural. O programa objetiva “mobilizar a inteligência acadêmica para fazer conexões e aplicações de teorias, processos, metodologias inovadoras e suas ferramentas na e com a gestão pública”. Trata-se de uma iniciativa que visa “articular a pesquisa científica desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior, com sede no Estado do Ceará, com as demandas da gestão pública, em benefício da sociedade, mediante mecanismos que permitam a atuação de cientistas diretamente em órgãos da administração pública, sem retirá-los da atividade acadêmica”. O programa possibilita que pesquisadores das universidades cearenses trabalhem junto com as equipes das secretarias ou órgãos do governo estadual para desenvolver soluções inovadoras a serem implementadas pelo gestor para tornar suas políticas mais efetivas. 

🗓️ 10/08

⏰ 10h

🌎 Sala 04 da FACOM

Alexandre Barbalho (UECE, UFC) –  Professor dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação. 

Antonio Albino Canelas Rubim (UFBA) – Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da UFBA. Ex-Secretário de Cultura da Bahia.

Custódio Luís Silva de Almeida (UFC) – Professor Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Computação e em Filosofia; mestre em Sociologia e doutor em Filosofia. Foi Diretor do Instituto de Cultura e Arte da UFC (2008-2011), Pró-Reitor de Graduação da UFC (2007-2015) e Vice-Reitor da UFC (2015-2019). É membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará. É Cientista Chefe da Cultura do Estado do Ceará.

Fabiano Piúba (Secult-CE) – Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC, ele foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014.

A atividade faz parte do GT Políticas Culturais do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.