Mulher, cultura e política em tempos difíceis

A mesa Mulher, cultura e política em tempos difíceis acontece no dia 16 de setembro (quarta-feira), das 10h às 12h  e faz parte da programação do XVI Enecult.A proposta visa estimular e promover a reflexão sobre a questão da mulher na perspectiva da cultura e da política, nos difíceis tempos atuais, vividos no mundo e no Brasil. Tempos traduzidos por inúmeras crises em diversas áreas, enfrentadas pelas mulheres, na busca de sua autonomia, ainda hoje, não raramente marcadas por situações adversas.

A atividade acontece a partir de 3 intervenções. A primeira tem como foco a rede Mulher e Cultura, que reúne mulheres de diversos países latino-americanos em suas lutas políticas e culturais. A intervenção está sob a responsabilidade da professora e gestora cultural argentina Romina Bianchini, com larga experiência neste tema e atual coordenadora da Rede Internacional de Mulheres x Cultura.

A segunda sessão, embora também relacionada a América Latina, tem um foco mais vinculado ao Brasil. A fala estará a cargo da professora Katemari Rosa, professora do Instituto de Física da UFBA, coordenadora do projeto “Contando nossa História: negras e negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil” e Doutora em Educação Científica pela Columbia University, nos Estados Unidos. Suas pesquisas têm foco nas discussões que envolvem a interseccionalidade de gênero, sexualidades, raça, etnia e status socioeconômico.

Por fim, a jornalista Fernanda Argolo, também contribui com esse debate, focando o seu olhar na relação entre mulher e cultura política, e a liderança das mulheres no contexto de crise. Fernanda Argolo é Jornalista, formada e pós-graduada pela UFBA. Sua dissertação de Mestrado, assim como a tese de doutorado estão relacionadas com a tema “Mulher e Política” assim como outros trabalhos, à exemplo do livro “O Golpe na Perspectiva de Gênero”, de autoria partilhada com a professora Linda Rubim.

Coordenam a atividade as professoras Linda Rubim (UFBA) e Natalia Coimbra (UNEB).

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através deste site e também pelo Youtube.com/enecult (inscreva-se para receber notificações).

As inscrições podem ser feitas em enecult.ufba.br

Assista aqui: