Nosso muito obrigada

Nosso muito obrigada

Já se passaram dez dias desde o encerramento do XVIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult)! Após um balanço conjunto, acreditamos que o saldo foi bastante positivo e gostaríamos de agradecer!  

Após duas edições inteiramente online, o Encontro adotou o formato híbrido. Na modalidade virtual, foram apresentados via plataforma RNP, cerca de 320 artigos em 59 sessões de trabalhos e foram transmitidas pelo Youtube 14 mesas coordenadas, em 22 eixos temáticos. Presencialmente, aconteceram ainda 12 mesas, também difundidas em tempo real na mesma plataforma.

Todas as mesas coordenadas e mesas especiais estão disponíveis no Youtube do Enecult  para acesso a qualquer tempo.Nosso canal registrou 5,5 mil visualizações durante o evento. Também tivemos dois momentos artístico-culturais: a confraternização com lançamento de 13 livros e a pré-estreia do filme A viagem de Pedro, com debate. Nesta edição foram 566 inscritos.

Gostaríamos enfaticamente de agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a construção coletiva para realização do evento.  Inicialmente, cabe agradecer aos nossos convidados que se dispuseram a contribuir nos diversos espaços de apresentação, debate e intercâmbio de reflexões, estudos e experiências no vasto campo da cultura. Também ressaltamos a participação ativa e empenhada da comissão científica, coordenada por Caroline Fantinel, Fernanda Argolo e Sophia Rocha, que reuniu 27 coordenadores de Grupos de Trabalho e cerca de 300 pareceristas. 

Em relação à equipe, o XVIII ENECULT contou com uma colaboração substantiva da comissão organizadora, que coordenou as diversas atividades da programação. Agradecemos a comissão de programação: Adriana Jacob, Fernanda Argolo, Linda Rubim, Lourivania Soares e Salete Vieira; coordenação de produção: Gleise Oliveira, com a produção executiva de Nayanna Mattos; coordenação de secretaria: Delmira Nunes; coordenação de comunicação: Fernanda Pimenta, com a assessoria de imprensa de Maria Clara Lima. Destacamos ainda a colaboração de Romário Almeida, como mestre de cerimônias em nossa abertura; e o trabalho de 31 monitores e monitoras, e duas assistentes, as bolsistas Ana Lícia Amaral e Larissa Pereira. E o design gráfico, que ficou a cargo de Quintino Andrade.

Agradecemos aos representantes das instituições que realizaram o evento, que estiveram conosco na abertura institucional. Os professores João Carlos Salles, então Magnífico Reitor da Universidade Federal da Bahia, e Paulo Miguez, então Vice-Reitor e atual Reitor; Luís Augusto Vasconcelos (Diretor do IHAC); Leonardo Costa (Diretor da FACOM); Leandro Colling (Coordenador do Pós-Cultura). E ao Conselho Consultivo do CULT, professores Albino Rubim, Gisele Nussbaumer; Adriano Sampaio; Linda Rubim; José Roberto Severino e Lynn Alves, dentre outros anteriormente citados. 

Agradecemos também aos 50 coordenadores dos 22 grupos de trabalhos temáticos e aos 271 membros da comissão científica, assim como aos mediadores das sessões dos GTs e aos coordenadores e palestrantes de todas as mesas coordenadas, diálogos emergentes, mesas redondas e de abertura e encerramento. Aos autores e autoras de todos os trabalhos apresentados nas sessões dos GTs e a todas as pessoas que nos acompanharam nos quatro dias de evento, tanto presencialmente quanto online.

Foram fundamentais para a realização deste evento e gostaríamos portanto de agradecer à Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro concedido por meio do Edital PAEP n. 06/2022.

À Deputada Estadual Neusa Cadore, pelo empenho e forte atuação junto ao campo cultural e, em especial, pela destinação de uma Emenda Parlamentar para este evento, contribuindo substancialmente para sua realização. Nosso muito obrigada também à sua equipe, em especial a Lourivânia Soares. À Secretaria de Cultura do Estado da Bahia pelo apoio para viabilizar a execução destes recursos, e em especial a Andrea Montenegro pelo empenho e disponibilidade ao longo de todo o processo.

Ademais, pela especial contribuição para o evento, agradecemos à Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), em especial às diretoras Flávia Goulart e Susane Barros, e a Bruno Ferreira, do Setor de Comunicação e Eventos; Janaína Mendes e à equipe do Palacete das Artes, assim como às cantoras Alissan Paixão, Emilie Lapa, Jade Lu e Nitorê Akadã (Noite Preciosa). 

À cineasta Laís Bodanzky e toda a equipe do filme “A Viagem de Pedro”, em especial ao ator Sérgio Laurentino, à equipe da Sala de Arte, em nome de Suzana Argolo, à Vitrine Filmes e aos professores Carlos da Silva Jr. e Wlamyra Albuquerque, que participaram do debate na pré-estreia.

Agradecemos ainda o apoio constante durante toda a história do ENECULT, incluindo nesta 18a. edição, à Pró-Reitoria de Extensão da UFBA; ao Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE), à equipe de tradutores e intérpretes de Libras, à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); à Gerência de Eventos (GERE); à Coordenação de Segurança (COSEG); a toda a equipe técnica e administrativa da FACOM; Marco Correia (registro fotográfico), Gleydson Publio e Carlos Gomes (filmagem/transmissão); a Glenda Dantas e Miguel Nogueira da equipe da Agenda Arte e Cultura (Facom/UFBA) (vinheta).

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de reconhecer a importância e a imensa contribuição de cada participantes do ENECULT. É para vocês e por meio de vocês que este espaço de encontro, reflexão e intercâmbios se realiza a cada edição, há dezoito anos.

Nosso muito obrigada,

Renata Rocha e Natalia Coimbra 
Coordenadoras do XVIII ENECULT