Cultura Manifesto
Coordenadora: Ivana Bentes
Extinção, ressurreição e insurreição da Cultura. A cultura está no centro de um embate em torno de um outro modelo de desenvolvimento e radicalização da democracia, como um campo expandido e que é a porta de entrada para direitos sociais. Curso-Manifesto com as propostas no campo da Diversidade, das Artes e da Economia da Cultura implantadas entre 2015 e 2016 no Ministério da Cultura e sua relação com os movimentos culturais de novos tipos, coletivos, redes, ocupações culturais e novos modos de sustentabilidade e financiamento.
Convidados:
Maria Marighella – atriz e gestora cultural; ex-Coordenadora de Teatro na Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), entidade vinculada ao Ministério da Cultura responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas para as artes. Bacharel em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Mímica Corporal Dramática (Etienne Decroux). Membro fundadora do Teatro Em Boa Companhia. Atuou como Gestora em espaços como o Complexo do Teatro XVIII e o Teatro SESC-SENAC Pelourinho, onde foi responsável pela execução de projetos artístico-culturais do Sesc Nacional, tais como Palco Giratório, Mostras Sesc de Artes e a implementação na Bahia do projeto Sesc Dramaturgia – Leituras em Cena. Coordenadora de Teatro e membro representante da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) na Comissão Gerenciadora do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).
Pola Ribeiro – formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é comunicador, cineasta e também gestor público. Em 1976, recebeu o seu primeiro prêmio no V Festival Brasileiro de Curtas com o filme Por Exemplo, Caxundé. Foi Diretor do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, de 2007 a 2014; Secretaria da Cultura, Governo da Bahia, Membro Titular do Conselho Superior de Cinema, membro titular do Conselho Consultivo da SAV, Vice-Presidente da ABEPEC – Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais e Secretário do Audiovisual do MinC.
Carlos Paiva – Possui graduação em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (1999), especialização em Educação Estética, Semiótica e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2001) e especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona / Instituto Itaú Cultural (2015). Integrante do quadro de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia. Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (Secult-BA) em 2007 e 2008 e como Superintendente de Promoção Cultural da Secult-BA de 2009 a 2014. De 2015 a maio de 2016 atuou como Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Tem experiência na área de Cultura, com ênfase em Gestão Cultural.