Economia Solidária da Cultura

Economia Solidária da Cultura

Minicurso
Coordenadores: Luana Vilutis, Genauto Franca Filho

Esta atividade tem como objetivo abordar a concepção de economia solidária da cultura e partilhar experiências de redes de economia solidária formadas a partir do protagonismo de empreendimentos e associações culturais. A Rede de cultura e economia solidária de Matarandiba e a Rede de Produtoras Culturais Colaborativas serão apresentadas, com destaque para o uso de moedas sociais locais, o fortalecimento da identidade cultural e a promoção da autonomia comunitária. No âmbito das políticas culturais, este Minicurso pretende provocar uma reflexão acerca dos alcances e limites do financiamento público à economia solidária da cultura e da promoção da sustentabilidade de redes de produção econômica na área cultural.

Genauto França Filho é professor da Universidade Federal da Bahia – UFBA e Coordenador Geral da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da UFBA (ITES/UFBA). Possui graduação e mestrado em Administração pela UFBA, com doutorado em Sociologia na Université de Paris VII (2000). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0335411227053862

Luana Vilutis é pesquisadora do CULT/UFBA e participa da Rede de Produtoras Culturais Colaborativas. Graduada em Ciências Sociais (PUC/SP, 2000), mestre em Educação (USP/2009) e Doutora em Cultura e Sociedade (UFBA/2015), Luana trabalha com formação e pesquisa nas áreas de cultura, economia solidária e políticas culturais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7439968093857406

Convidados:

Leonardo Prates Leal –  Professor do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – campus Arapiraca.

Nelma dos Santos Freitas é bióloga, mestranda em ecologia pela UFBA e moradora de Matarandiba. Nelma integra a Associação Sócio-Cultural de Matarandiba – ASCOMAT desde 2013 e atualmente é conselheira de meio ambiente da Associação.

Acontece no dia 16 de novembro, às 8h30