XIV ENECULT – GTS

GTS

Grupos de Trabalho (GTs)

  1. CULTURAS E AMÉRICA LATINA

Coordenadoras: Carla Rabelo  (UNIPAMPA) e Renata Rocha (FACOM / UFBA)

Visa contribuir com os debates sobre as dinâmicas atuais das culturas nessa região. Contempla relatos de pesquisas e de experiências relacionadas ao espaço cultural latino-americano contemporâneo: perspectivas teóricas, indagações estéticas e políticas; agentes e agendas; processos de integração regional.

  1. CULTURAS E ARTES

Coordenadoras:  Gisele Nussbaumer (FACOM / UFBA)  e  Lia Lordelo (CECULT / UFRB)

Aceita trabalhos que discutam arte, suas compreensões e significados, formas de representação e expressão. Arte e cultura estética. Arte e política. Crítica das artes. Arte como espaço de construção e desorganização de fronteiras entre o erudito e o popular. Tradição e contemporaneidade nas diferentes manifestações artísticas.

  1. CULTURAS E DESENVOLVIMENTOS

Coordenadoras:  Carmen Lima (UNEB) e Mariella Pitombo (CECULT / UFRB)

Acolhe trabalhos sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, tais como: estudos sócio-econômicos da cultura, economia da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços culturais, cultura e propriedade intelectual.

  1. CULTURAS E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

Coordenadoras: Maria do Socorro Carvalho (UNEB) e Marise Berta (IHAC/UFBA)

Acolhe trabalhos que analisam as representações construídas por meio de narrativas audiovisuais nas diversas linguagens (cinema, televisão, vídeos, etc.), constituintes das práticas de significação e dos sistemas simbólicos que as produzem; contempla, igualmente, estudos que refletem sobre o caráter arbitrário e indeterminado das representações culturais e suas complexas ligações com as relações de saber/poder.

  1. CULTURAS E FESTAS

Coordenadores: Janio Roque Castro (UNEB) e Wilson Rogério Penteado Jr (UFRB)

As festas e os sentidos do festejar na contemporaneidade. As festas como um evento cultural dinâmico no tempo e no espaço. Festas populares no Brasil: sujeitos, tramas e estética. Dimensões socioeconômicas e políticas das festas populares. As festas populares como patrimônio imaterial. As manifestações festivas no contexto das diferentes religiões: interfaces e conflitos. A espetacularização das festas populares no espaço público e nas arenas privadas. A questão das festas no contexto da gestão e planejamento urbano. As políticas públicas para as festas no Brasil: críticas e proposições.

  1. CULTURAS E IDENTIDADES

Coordenadoras: Linda Rubim (UFBA) e Natália Coimbra (UNEB)

Estudos sobre as relações entre cultura e identidade em termos teórico-conceituais e/ou histórico-sociais. O grupo de trabalho acolhe estudos que discutam construções culturais identitárias, abarcando dimensões relativas aos pertencimentos de: nacionalidades, regiões, migrações, classes sociais, etnias, faixas etárias, gênero, orientações sexuais etc

  1. CULTURAS E MÍDIAS

Coordenadoras: Daniela Matos (CAHL/UFRB) e Jussara Maia (CAHL/UFRB)

Contempla trabalhos relacionados à reflexão sobre o entrecruzamento do campo midiático com a experiência cultural na contemporaneidade. A relação entre mídia e as diversas dimensões da vida cultural, em interação com outras dimensões a exemplo da política, religião, economia, sexualidades, etnias, cotidiano, etc. Produção de sentidos e mídia: produção, circulação e interpretação dos produtos midiáticos. Reflexões de cunho teórico e/ou teórico-empírico acerca das relações entre comunicação, mídia e cultura.

  1. CULTURAS E MODAS

Coordenadoras: Beatriz Pires (USP) e Renata Pitombo (UFRB)

O GT se interessa por reflexões interrelacionais entre a moda e o vestuário, a cultura e a arte, evidenciando a dimensão de artisticidade da moda, bem como o âmbito da identidade e da memória à composição das aparências, passando por relações de pertencimento e afetividade. O GT compreende essas questões como dispositivos às reconfigurações das intersubjetividades que modulam nosso modo de estar no mundo.

  1. CULTURAS POPULARES

Coordenadores: Andréa Betânia (UNEB) e Francisco Nunes (IHAC/UFSB)

Poéticas e performances tradicionais populares em articulação: sociedade em geral, grupos e comunidades. Movência das culturas populares. Reflexão crítica sobre a relação entre culturas populares tradicionais e desenvolvimento comunitário. Incorporação à formação acadêmica do saber produzido e rearticulado pelas tradições populares: interfaces produtivas. Reconhecimento das necessidades específicas das manifestações populares, em termos de inventário, documentação, difusão e/ou transmissão de saberes.

  1. CULTURAS, GÊNEROS E SEXUALIDADES

Coordenadores: Djalma Thurler (IHAC/UFBA) e Leandro Colling (IHAC/UFBA)

Aceita trabalhos que analisam as relações entre gêneros, sexualidades e as culturas. Discussões contemporâneas sobre diversidade sexual e de gênero. Análises de produtos culturais e artísticos que tratam sobre gêneros e as sexualidades. Discussão sobre as políticas públicas e identitárias ou pós-identitárias para o respeito à diversidade sexual e de gênero.

  1. DIVERSIDADE CULTURAL

Coordenadores: José Márcio Barros (UEMG/ODC/UFBA) e José Rogério Lopes (LapCAB/UNISINOS)

O GT acolhe trabalhos de pesquisa, reflexões conceituais e análises críticas de práticas, relacionadas à diversidade cultural e suas convergências com: [a] processos de desenvolvimento, participação social e as questões ambientais e territoriais; [b] agendas políticas e institucionais de diversidade cultural e diversidade ambiental; [c] realidades locais, regionais, nacionais ou internacionais; [d] estudos de casos que envolvam as culturas tradicionais e seus desafios contemporâneos; [f] análises relacionadas à diversidade em contextos urbanos e mediações de dispositivos sóciotecnicos.

  1. ORGANIZAÇÃO DA CULTURA

Coordenadores: Daniele Canedo (UFRB) e Leonardo Costa (UFBA)

O grupo traz como objeto de discussão assuntos relacionados ao campo da organização da cultura; a formação em gestão cultural; os fundamentos e as singularidades do gerenciamento na área da cultura; estudos sobre divulgação e produção cultural; configurações do campo de produção cultural e seus momentos constitutivos.

  1. PATRIMÔNIOS CULTURAIS E MEMÓRIAS

Coordenadores: José Roberto Severino (FACOM/UFBA) e Raquel Sena (UNIVILLE)

Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver no meio em que vive, constituindo-se em registro da história da cidade, país, nação e da vida das pessoas.

  1. POLÍTICAS CULTURAIS

Coordenadores: Albino Rubim (FACOM/UFBA) e Alexandre Barbalho (UECE)

Acolhe trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais que tratam de diversas dimensões, tais como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais, financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. Abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura.

  1. CULTURA E SEMIÓTICA

Coordenadores: Renata Correia Lima Ferreira Gomes (UFRB) e Tarcísio de Sá Cardoso (FACOM/UFBA)

Grupo de Trabalho voltado para pesquisas fundamentadas em conceitos oriundos da semiótica, semiologia, análise de discurso e ciência das linguagens, com o intuito de analisar processos tradutórios e relações ou vinculações comunicativas entre sistemas culturais. Dessa maneira, o grupo contempla investigações que visam compreender a produção de sentidos e de semioses por meio da construtibilidade das mensagens na cultura e da organização e produção de códigos culturais.

  1. CULTURAS E JUVENTUDES

Coordenadores: Adriana Facina (UFRJ) e João Guerreiro (IFRJ)

O Grupo de Trabalho contempla estudos sobre os fazeres culturais das juventudes em suas heterogeneidades atravessadas por pertencimentos étnico- raciais, territoriais, de classe social, gênero, entre outros. O GT busca refletir também sobre estudos das políticas culturais voltadas aos jovens, bem como discussões teóricas em torno das categorias jovem e juventude.