ARQUIVO > Lista dos livros a serem lançados no IV ENECULT

No dia 29 de maio de 2008 haverá a confraternização e o lançamento de livros na programação do IV ENECULT. As atividades acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão). Os livros também estarão disponíveis para compra no stand da Edufba que será montado na Faculdade de Comunicação nas tardes do evento. Segue abaixo a lista dos livros que estão programados:

Gestão Cultural: profissão em formação
Maria Helena Cunha
DUO Editoral (2007)

A pesquisa é resultado do mestrado de Maria Helena Cunha, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo da tese foi analisar as questões relativas à constituição do campo da gestão cultural em Belo Horizonte, desde 1980. Seu foco principal foi compreender os processos diferenciados de formação dos gestores culturais, suas trajetórias profissionais e os saberes como referenciais coletivos necessários para atuarem no mercado de trabalho.

A publicação deste livro foi viabilizada pelo fundo reembolsável da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com financiamento do BDMG.

Aprenda a organizar um show
Alê Barreto (2008)

“Aprenda a Organizar um Show” é uma publicação sobre o método de produção de shows musicais voltada para músicos e produtores iniciantes e têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da cultura.

O projeto surgiu da percepção de que um emergente mercado cultural está se estruturando no país, necessitando de conteúdos voltados para a educação dos agentes culturais que atuam neste novo ambiente. O livro trata sobre temas como o perfil do produtor executivo, definição da data e do local do show, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais, credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro do projeto, entre outros.

Têxtos Nômades: Política, Cultura e Mídia
Alexandre Barbalho
Banco do Nordeste do Brasil (2008)

O livro reúne textos que abordam, a partir de várias referências teóricas e disciplinares, aspectos da política cultural na contemporaneidade: relações entre Estado e cultura; políticas de cultura e de comunicação; identidade e diferença culturais; políticas minoritárias.

O kitsch e suas dimensões
Christina Maria Pedrazza Sêga
Editora Casa das Musas (2008)

O livro inicia-se diferenciando o kitsch do brega. Também são elencadas as características básicas do kitsch como: a) imitação ou perda da autenticidade; b) ocupação do espaço errado; c) perda da função original; d) exagero.

A obra é um panorama da estética consumida pela sociedade de massa. Essa estética inclui vários gêneros artísticos produzidos pela indústria cultural e divulgados pelos meios de comunicação de massa. As manifestações do kitsch vão desde as artes plásticas até a publicidade, incluindo o kitsch religioso e outras atitudes consideradas kitsch.

“O kitsch e suas dimensões” coloca em evidência a globalização como responsável pela estética tecnológica e planetária dos séculos XX e XXI.

Brasil, mostra a sua máscara
Fred Góes (org.)
Língua Geral (2007)

Chico Buarque, Noel Rosa, Vinicius de Moraes e Machado de Assis são alguns autores que formam este bloco da Língua Geral. Organizado por Fred Góes, Brasil, mostra a sua máscara reúne contos, crônicas, letras de música e poemas sobre o carnaval. Nos textos deste livro, há muitos encontros: euforia e nostalgia se abraçam, alegria e morte sambam, animação e medo pregam sustos, entre muitos outros. É uma antologia emocionante, que revela um painel variado no tempo e no espaço, com textos do clássico ao contemporâneo, do erudito ao popular. Uma obra sobre o carnaval brasileiro não poderia ser diferente: integra muitas linguagens, muitos gêneros e muitas loucuras.

Antes do furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans
Fred Góes
Língua Geral (2008)

Um ano antes de o furacão Katrina devastar a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, em agosto de 2005, o pesquisador Fred Góes teve o privilégio de realizar um estudo sobre uma das principais manifestações culturais da Luisiana: o Mardi Gras, como lá são chamadas as celebrações carnavalescas. O resultado da pesquisa e da folia está em Antes do furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans, da coleção Língua de Fogo.

No livro, Fred é pesquisador e viajante e, tendo o carnaval como ponto central mescla história e análise com encantamento,  impressões da cidade e situações engraçadas.

Políticas Culturais na Ibero-América (Coleção CULT)
Antonio Albino Canelas Rubim e Rubens Bayardo (orgs.)
Edufba (2008)

Este livro se enquadra no marco da cooperação estabelecida entre a Universidade Federal de Bahia (Salvador - Brasil) e a Universidade Nacional de San Martín (Buenos Aires - Argentina). Mais concretamente surge a partir de diversas atividades de investigação e intercâmbio acadêmico produzidas entre estas universidades, envolvendo inclusive outros centros de estudos. Como resultado destes trabalhos comuns foi possível detectar o paradoxo existente na atualidade, entre a importância das políticas culturais e a escassez de estudos acadêmicos sistemáticos e comparativos que dêem conta da temática. Neste sentido, este livro traz algumas produções efetuadas dentro desta linha de trabalho e estimula a realização de novas e mais profundas investigações.

Estudos de Cultura do Brasil e de Portugal (Coleção CULT)
Antonio Albino Canelas Rubim e Natália Ramos (orgs.)
Edufba (2008)

A colaboração acadêmica multidisciplinar entre professores estudiosos de cultura do Brasil e de Portugal é cerne deste livro. Ele nasce como uma das modalidades de expressar esta colaboração, que vem se realizando através da troca de idéias, debate de textos, compartilhamento de pesquisas e informações, participação em eventos realizados, visitas acadêmicas etc. 

Destes encontros surgiu a idéia de elaborar conjuntamente um livro sobre o tema da cultura que reunisse estudiosos brasileiros e portugueses, oriundos de variados campos disciplinares, e que expressasse o nosso trabalho nos estudos da cultura.

Políticas Culturais na Bahia: Governo Jaques Wagner – 2007 (Cadernos CULT I)
Antonio Albino Canelas Rubim e Bruno Faria Rohde (orgs.)
Edufba (2008)

O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), dentre seus objetivos, busca investigar e acompanhar criticamente a dinâmica da cultura e das políticas culturais contemporâneas. Nesta perspectiva, logo no início do Governo Jaques Wagner, ainda no primeiro semestre de 2007, o CULT destinou seu II Ciclo de Debates de Políticas Culturais à discussão das propostas da recém-criada Secretaria de Cultura, separada do Turismo. Toda a equipe dirigente da nova Secretaria foi convidada para expor a política cultural a ser implementada na nova circunstância político-cultural do Estado da Bahia. Dessa forma, o CULT resolveu iniciar sua nova série de publicações – Cadernos CULT – com a edição do material do II Ciclo.

Direito, Arte e Cultura
Francisco Humberto Cunha Filho, Mário Ferreira de Pragmácio Telles e Rodrigo Vieira Costa (orgs.)
Sebrae (2008)

Se a intelectualidade nacional ressente-se de estudos dedicados a referido assunto, ou melhor, de reflexões que finalmente reconheçam o caráter interdisciplinar do Direito sem cair no espontaneísmo, esta realidade no Ceará não deixa também de se fazer presente. De uma vez por todas, é necessário que se aceite que o Direito deve dialogar com as outras ciências humanas e que isso em nada minimiza o rigor cientifico que tal fato exige.

Os organizadores tiveram a preocupação de selecionar trabalhos que se comunicam entre si, criando a oportunidade ao leitor de debater com pontos jurídicos, vinculados aos problemas preponderantes a envolverem arte e cultura.

Os Sentidos da Moda
Renata Pitombo Cidreira
Editora Annablume (2005)

Os Sentidos da Moda reúne investigações sobre o papel da moda na cultura contemporânea, destacando sua relação estreita com o consumo, sua dimensão artística e sua capacidade Comunicativa. O livro destaca algumas discussões concernentes ao universo da moda, a exemplo da sua relação estreita com o consumo e o perfil do consumidor contemporâneo; da sua dimensão artística, do seu estatuto de obra de arte. Aponta, sobretudo, a importância da aparência, de uma estética visual específica, singular, na constituição de identidade; é a aparência, e, sobretudo, a adoção de uma vestimenta determinada que define o indivíduo.

Diversidade Cultural: da proteção à promoção
José Márcio Barros (org.)
Autêntica Editora (2008)

Com o compromisso de conscientizar sobre o valor e a necessidade da defesa da diversidade cultural, nomes como Jurema Machado, representante da UNESCO, Giselle Dupin e François de Bernard, representante da ONG Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre as Mundializações (GERM) no Brasil e presidente da instituição, se reuniram com professor e doutor em Comunicação e Cultura José Márcio de Barros para a produção da coletânea “Diversidade cultural: da proteção à promoção”, fruto do 1º Seminário Diversidade Cultural – o debate internacional para sua preservação, realizado em 2005 e posteriormente em 2007, em sua segunda edição.