No dia 29 de maio de 2008 haverá a confraternização e o lançamento de livros na programação do IV ENECULT. As atividades acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão). Os livros também estarão disponíveis para compra no stand da Edufba que será montado na Faculdade de Comunicação nas tardes do evento. Segue abaixo a lista dos livros que estão programados:
Gestão
Cultural: profissão em formação
Maria Helena Cunha
DUO Editoral (2007)
A pesquisa é resultado do mestrado de Maria Helena Cunha, na
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo da
tese foi analisar as questões relativas à constituição do campo da gestão
cultural em Belo Horizonte, desde 1980. Seu foco principal foi compreender os
processos diferenciados de formação dos gestores culturais, suas trajetórias
profissionais e os saberes como referenciais coletivos necessários para atuarem
no mercado de trabalho.
A publicação deste livro foi viabilizada pelo fundo
reembolsável da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com
financiamento do BDMG.
Aprenda
a organizar um show
Alê Barreto (2008)
“Aprenda a Organizar um Show” é uma publicação sobre o método
de produção de shows musicais voltada para músicos e produtores iniciantes e
têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da
economia da cultura.
O projeto surgiu da percepção de que um emergente mercado
cultural está se estruturando no país, necessitando de conteúdos voltados para
a educação dos agentes culturais que atuam neste novo ambiente. O livro trata
sobre temas como o perfil do produtor executivo, definição da data e do local do
show, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais,
credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro
do projeto, entre outros.
Têxtos Nômades: Política, Cultura e Mídia
Alexandre Barbalho
Banco do Nordeste do Brasil (2008)
O livro reúne textos que abordam, a partir de várias
referências teóricas e disciplinares, aspectos da política cultural na
contemporaneidade: relações entre Estado e cultura; políticas de cultura e de
comunicação; identidade e diferença culturais; políticas minoritárias.
O
kitsch e suas dimensões
Christina Maria Pedrazza Sêga
Editora Casa das Musas (2008)
O livro inicia-se diferenciando o kitsch do brega. Também são
elencadas as características básicas do kitsch como: a) imitação ou perda da
autenticidade; b) ocupação do espaço errado; c) perda da função original; d)
exagero.
A obra é um panorama da estética consumida pela sociedade de
massa. Essa estética inclui vários gêneros artísticos produzidos pela indústria
cultural e divulgados pelos meios de comunicação de massa. As manifestações do
kitsch vão desde as artes plásticas até a publicidade, incluindo o kitsch
religioso e outras atitudes consideradas kitsch.
“O kitsch e suas dimensões” coloca em evidência a globalização
como responsável pela estética tecnológica e planetária dos séculos XX e XXI.
Brasil,
mostra a sua máscara
Fred Góes (org.)
Língua Geral (2007)
Chico Buarque, Noel Rosa, Vinicius de Moraes e Machado de Assis
são alguns autores que formam este bloco da Língua Geral. Organizado por Fred
Góes, Brasil, mostra a sua máscara reúne contos, crônicas, letras de música e
poemas sobre o carnaval. Nos textos deste livro, há muitos encontros: euforia e
nostalgia se abraçam, alegria e morte sambam, animação e medo pregam sustos,
entre muitos outros. É uma antologia emocionante, que revela um painel variado
no tempo e no espaço, com textos do clássico ao contemporâneo, do erudito ao
popular. Uma obra sobre o carnaval brasileiro não poderia ser diferente:
integra muitas linguagens, muitos gêneros e muitas loucuras.
Antes
do furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans
Fred Góes
Língua Geral (2008)
Um ano antes de o furacão Katrina devastar a cidade de Nova
Orleans, nos Estados Unidos, em agosto de 2005, o pesquisador Fred Góes teve o
privilégio de realizar um estudo sobre uma das principais manifestações
culturais da Luisiana: o Mardi Gras, como lá são chamadas as celebrações
carnavalescas. O resultado da pesquisa e da folia está em Antes do furacão: o Mardi
Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans, da coleção Língua de Fogo.
No livro, Fred é pesquisador e viajante e, tendo o carnaval
como ponto central mescla história e análise com encantamento, impressões da cidade e situações
engraçadas.
Políticas Culturais na Ibero-América
(Coleção CULT)
Antonio Albino Canelas Rubim e Rubens Bayardo (orgs.)
Edufba (2008)
Este livro se enquadra no marco da cooperação estabelecida
entre a Universidade Federal de Bahia (Salvador - Brasil) e a Universidade
Nacional de San Martín (Buenos Aires - Argentina). Mais concretamente surge a
partir de diversas atividades de investigação e intercâmbio acadêmico
produzidas entre estas universidades, envolvendo inclusive outros centros de
estudos. Como resultado destes trabalhos comuns foi possível detectar o
paradoxo existente na atualidade, entre a importância das políticas culturais e
a escassez de estudos acadêmicos sistemáticos e comparativos que dêem conta da
temática. Neste sentido, este livro traz algumas produções efetuadas dentro
desta linha de trabalho e estimula a realização de novas e mais profundas
investigações.
Estudos de Cultura do Brasil e de Portugal
(Coleção CULT)
Antonio Albino Canelas Rubim e Natália Ramos (orgs.)
Edufba (2008)
A colaboração acadêmica multidisciplinar entre professores
estudiosos de cultura do Brasil e de Portugal é cerne deste livro. Ele nasce
como uma das modalidades de expressar esta colaboração, que vem se realizando
através da troca de idéias, debate de textos, compartilhamento de pesquisas e
informações, participação em eventos realizados, visitas acadêmicas etc.
Destes encontros surgiu a idéia de elaborar conjuntamente um
livro sobre o tema da cultura que reunisse estudiosos brasileiros e
portugueses, oriundos de variados campos disciplinares, e que expressasse o
nosso trabalho nos estudos da cultura.
Políticas
Culturais na Bahia: Governo Jaques Wagner – 2007 (Cadernos CULT I)
Antonio Albino Canelas Rubim e Bruno Faria Rohde (orgs.)
Edufba (2008)
O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT),
dentre seus objetivos, busca investigar e acompanhar criticamente a dinâmica da
cultura e das políticas culturais contemporâneas. Nesta perspectiva, logo no
início do Governo Jaques Wagner, ainda no primeiro semestre de 2007, o CULT
destinou seu II Ciclo de Debates de Políticas Culturais à discussão das
propostas da recém-criada Secretaria de Cultura, separada do Turismo. Toda a
equipe dirigente da nova Secretaria foi convidada para expor a política
cultural a ser implementada na nova circunstância político-cultural do Estado
da Bahia. Dessa forma, o CULT resolveu iniciar sua nova série de publicações
– Cadernos CULT – com a edição do material do II Ciclo.
Direito,
Arte e Cultura
Francisco Humberto Cunha Filho, Mário Ferreira de Pragmácio
Telles e Rodrigo Vieira Costa (orgs.)
Sebrae (2008)
Se a intelectualidade nacional ressente-se de estudos dedicados
a referido assunto, ou melhor, de reflexões que finalmente reconheçam o caráter
interdisciplinar do Direito sem cair no espontaneísmo, esta realidade no Ceará
não deixa também de se fazer presente. De uma vez por todas, é necessário que
se aceite que o Direito deve dialogar com as outras ciências humanas e que isso
em nada minimiza o rigor cientifico que tal fato exige.
Os organizadores tiveram a preocupação de selecionar trabalhos
que se comunicam entre si, criando a oportunidade ao leitor de debater com
pontos jurídicos, vinculados aos problemas preponderantes a envolverem arte e
cultura.
Os Sentidos da Moda
Renata Pitombo Cidreira
Editora Annablume (2005)
Os Sentidos da Moda reúne investigações sobre o papel da moda na cultura contemporânea, destacando sua relação estreita com o consumo, sua dimensão artística e sua capacidade Comunicativa. O livro destaca algumas discussões concernentes ao universo da moda, a exemplo da sua relação estreita com o consumo e o perfil do consumidor contemporâneo; da sua dimensão artística, do seu estatuto de obra de arte. Aponta, sobretudo, a importância da aparência, de uma estética visual específica, singular, na constituição de identidade; é a aparência, e, sobretudo, a adoção de uma vestimenta determinada que define o indivíduo.
Diversidade
Cultural: da proteção à promoção
José Márcio Barros (org.)
Autêntica Editora (2008)
Com o compromisso de conscientizar sobre o valor e a
necessidade da defesa da diversidade cultural, nomes como Jurema Machado,
representante da UNESCO, Giselle Dupin e François de Bernard, representante da
ONG Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre as Mundializações (GERM) no Brasil e
presidente da instituição, se reuniram com professor e doutor em Comunicação e
Cultura José Márcio de Barros para a produção da coletânea “Diversidade
cultural: da proteção à promoção”, fruto do 1º Seminário Diversidade Cultural
– o debate internacional para sua preservação, realizado em 2005 e
posteriormente em 2007, em sua segunda edição.