20 anos da Convenção da Diversidade Cultural e os desafios dos novos tempos

20 anos da Convenção da Diversidade Cultural e os desafios dos novos tempos

Abrindo programação do dia 12 de agosto, às 10h, a roda de conversa “20 anos da Convenção da Diversidade Cultural e os desafios dos novos tempos” traz Lilian Hanania como palestrante. Lilian é advogada e mediadora inscrita na Ordem dos Advogados de Paris e de São Paulo, doutora em direito internacional (Universidade Paris 1 – Panthéon-Sorbonne).

A mediação será da professora Giuliana Kauark (UFRB) e do pesquisador José Oliveira Júnior (ODC-MG). A atividade acontecerá de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e interpretação em Libras.

A roda de conversa pretende promover uma reflexão crítica dos 20 anos da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Unesco. Na atividade, será realizada uma breve análise do histórico e do contexto em que a convenção foi formulada e aprovada, destacando a centralidade do debate sobre a implementação de políticas culturais para promoção e proteção da diversidade no ambiente digital, das políticas que regulamentem o mercado cultural globalizado, dentre outras temáticas contemporâneas que a convenção vem mobilizando.

O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, em formato híbrido. As atividades serão realizadas de forma online nos dois primeiros dias e, nos seguintes, de modo presencial em Salvador (BA).

O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).