A mesa coordenada “Arte e Questões ambientais na Cultura Digital”, deu início à programação do Eixo Temático “Culturas Digitais”, no IX ENECULT. A mesa, coordenada pela professora da Karla Schuch Brunet (UFBA) contou ainda com a participação de Maira Begalli (USP) e, Yara Guasque (UDESC). A mesa apresentou diferentes abordagens e projetos para discutir a arte, ciência e tecnologia.
Begalli trouxe sua pesquisa de Mestrado na Universidade de São Paulo em que faz uma avaliação do potencial de desenvolvimento de um laboratório experimental destinado a práticas DYBio e pesquisas sobre ostras no entorno da estação ecológica Juréia – Itatins – SP, Brasil. Região conhecida pelo cultivo de ostras e pelo conhecimento dos moradores sobre o ecossistema da região. Seu projeto tem como objetivo verificar a possibilidade de instalação de um laboratório experimental, que unisse projetos socioambientais à apropriação crítica de tecnologias.
Karla Brunet falou do Projeto Sensorium, um projeto vinculado a UFBA e que tem como objetivo sentir o meio ambiente, o mar, pensar essa natureza e discutir sobre isso, um projeto, de acordo com Karla, “colaborativo e de caráter experimental, por ser feito por amadores nesse âmbito da tecnologia”.
Yara Guasque encerrou as apresentações falando da arte e meio ambiente como duas áreas correlatas e trazendo a possibilidade de se fazer da tecnologia uma arte acessível.
You must be logged in to post a comment.