Na programação do GT Culturas e Narrativas Audiovisuais será realizada no dia 14 de agosto, às 14h, no auditório da Facom, a mesa “Aspectos éticos e estéticos sobre o uso de arquivos em documentários”, com Feliphe Almeida Pedreira Alencar (UFBA), Francisco Alves Junior (UFBA), Liliane Mutti (UFBA) e José Francisco Serafim (UFBA), que também fará a mediação.
Na atividade, que será transmitida ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e terá interpretação em Libras (assista aqui), serão apresentados os seguintes trabalhos:
– “Ética no documentário: apontamentos para uma revisão teórico-prática”, de José Francisco Serafim e Francisco Alves Junior.
– “O Mal de Arquivo no cinema documental: dilemas éticos e escolhas estéticas no filme Filhos de João: o admirável mundo novo baiano”, de Liliane Mutti Reis Souza.
– “No intenso agora: uma cartografia da memória-pessoal entre tragédias da história”, de Feliphe Almeida Pedreira Alencar.
José Francisco Serafim – professor da Faculdade de Comunicação da UFBA. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Francisco Alves Junior – doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM), Mestre em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Liliane Mutti Reis Souza – cineasta e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas e Contemporâneas (PósCom), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com bolsa CAPES (Proex).
Feliphe Almeida Pedreira Alencar – Estudante de graduação na Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFBA).
Acesse aqui os trabalhos que serão apresentados na mesa.
O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, com atividades online e de forma presencial na UFBA e SESI Rio Vermelho, em Salvador (BA).
O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
