Cultura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável

Cultura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável

A mesa “Cultura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável ” acontece no primeiro dia presencial do evento, no dia 21 de agosto (quarta-feira), às 10h no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Será transmitida pelo nosso canal do Youtube.

Os compromissos firmados pela comunidade global, através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), visam promover o desenvolvimento de forma equitativa, justa e sustentável, assegurando os direitos humanos para as atuais e as futuras gerações. No entanto, diante da emergência climática e dos ataques contínuos aos territórios de povos originários e comunidades tradicionais, verdadeiros guardiões de nossa sociobiodiversidade, é vital reconhecer a resistência e a resiliência dessas populações. Nesse contexto, a mesa visa debater o papel central da Cultura no enfrentamento do racismo e de outras formas de opressão, como o sexismo, colonialismo e a exploração ambiental, em um mundo em profunda transformação. 

A mesa será mediada por Lourivânia Soares (UFSB) e conta com a exposição de

  • Aléssia Tuxá Bertuleza (Defensoria – BA) – primeira mulher indígena a se tornar Defensora Pública do Estado da Bahia. Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Igualdade Étnica da DPE/BA. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia.
  • Márcia Rollemberg (MINC) – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC. Assistente social, arte educadora pela Universidade de Brasília (UnB), com mais de 30 anos de experiência em gestão de políticas públicas e cooperação internacional.
  • Mestre Aderbal Ashogun (Rede Afroambiental) – artista plástico, Mestre de Cultura tradicional pelo IPHAN. Ogã coordenador do Pontão Articula Matriz Africana, membro do GT Matriz Africana CNPDC e Coordenador da Rede Afroambiental há 32 anos.

A mesa conta ainda com o professor e pesquisador José Roberto Severino (UFBA) como debatedor.