No dia 13 de agosto, a nossa programação é presencial! A partir das 9h30, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), a mesa “Cultura e ação climática para futuros sustentáveis” reunirá a Eliete Paraguassu (PSOL), Gustavo Vidigal (C de Cultura), Thaynah Gutierrez (Rede por Adaptação Antirracista e OC) e Lia Calabre (FCRB/MinC), que também fará a mediação do encontro.
A atividade será transmitida ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e terá interpretação em Libras. Assista aqui!
Sobre a atividade: Esta mesa propõe refletir a centralidade da cultura na construção de futuros sustentáveis, em um cenário marcado pelas emergências climáticas e por desigualdades estruturais. A partir do diálogo entre diferentes campos de saberes e das políticas culturais, serão debatidas as contribuições das expressões culturais populares e tradicionais para a resiliência dos territórios, destacando a proteção dos modos de vida e a valorização das identidades como elementos fundamentais para a promoção da justiça climática
Eliete Paraguassu (PSOL) – Marisqueira, Pescadora, Quilombola da Ilha de Maré. Liderança popular e defensora da natureza. Primeira marisqueira e quilombola eleita vereadora para a Câmara Municipal de Salvador, pelo PSOL.
Gustavo Vidigal (C de Cultura) – Doutor em estudos de cultura pela Universidade de Lisboa e mestre em gestão cultural pela Universidade de Barcelona. Gestor e pesquisador com mais de 15 anos de experiência nas áreas de políticas culturais, economia da cultura e cooperação cultural internacional. Atualmente, é consultor de pesquisa da associação C de Cultura e pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília.
Lia Calabre (FCRB/MinC) – Mestre e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Chefe do setor de políticas culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa.Coordenadora da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão.Professora do Mestrado Profissional Memória e Acervos da FCRB (PPGMA) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT-UFF).
Thaynah Gutierrez (Rede por Adaptação Antirracista e OC) – Administradora pública formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em Transição Energética e Direitos Humanos pela CLACSO Equador. Atualmente mestranda no curso de Administração Pública e Governo na FGV.Trabalha enquanto secretária executiva da Rede por Adaptação Antirracista e como consultora no Observatório do Clima na agenda de adaptação climática. Pesquisa sobre o legado do movimento negro na agenda socioambiental e climática, focando nas contribuições das matrizes africanas.
O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, em formato híbrido. As atividades serão realizadas de forma online nos dois primeiros dias e, nos seguintes, de modo presencial em Salvador (BA).
O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
