A mesa “Cultura Viva en América Latina: Cultura Viva comunitária” faz parte do GT Cultura Viva e mediada por Luana Vilutis (UFBA) e coordenada por Emiliano Fuentes Firmani (IIAC-UNTREF – Argentina). Acontece no dia 20 de agosto, às 16h30 na sala 304 do IHAC com transmissão online.
A experiência do programa Cultura Viva e a disseminação dos pontos de cultura na América Latina têm sido um laboratório privilegiado para examinar a dinâmica da cultura nos territórios. No caso do Brasil, há uma grande quantidade de trabalhos que mostram o impacto que os pontos de cultura tiveram na revitalização do tecido social e do “corpo cultural” do país. Esses estudos demonstram a importância desses espaços, projetos e processos para a reafirmação das diversidades em uma perspectiva de diálogo intercultural e também como pontos para “alavancar” o desenvolvimento local. Esses resultados se repetem na maioria dos países latino-americanos.
Através destas pesquisas, os artigos e autores que serão apresentados são:
- “Cultura Viva en la cooperación: Ibercultura Viva y Comunitaria”, por Emiliano Fuentes Firmani (IIAC-UNTREF – Argentina)
- “Gestión Cultural comunitaria: aproximación genealógica a un concepto”, por Paola de la Vega Velastegui (PUCE – Equador)
- “Trayectorias culturales comunitarias del distrito de el agustino de la mitad del siglo XX al siglo XXI”, por Guillermo Valdizán Guerrero (Movimento Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária – Peru)
Acesse os trabalhos que serão apresentados na mesa aqui.
Entre os dias 19 e 24 de agosto, nos encontraremos em um dos maiores eventos de estudos em cultura, o 20° ENECULT! Confira a programação completa e nos acompanhe nas redes sociais.