Diálogos Emergentes | Novas Instituições de audiovisual

Este Diálogo Emergente acontece no dia 10/08, às 10h no auditório da Facom. A discussão parte do livro “Depois da Última Sessão de Cinema — Spcine, Audiovisual e Democracia”, com organização de Alfredo Manevy, ex-diretor-presidente da Spcine, e de Fabio Maleronka, pesquisador e gestor cultural, essa atividade será o primeiro evento presencial de lançamento do livro.

Com título de Novas Instituições de Audiovisual, o encontro, que será presencial, pretende projetar um debate sobre a construção de novas instituições para o audiovisual em estados e municípios. O diálogo se dará em torno da publicação reúne 40 entrevistas inéditas, que roteirizam um panorama do setor com conversas e histórias de produtores, cineastas, empresários, associações e gestores. Seus depoimentos ajudam a explicar como paixão, criatividade e resistência política se unem na atividade audiovisual realizada na cidade de São Paulo. Esse panorama é um convite para abordar o setor em diferentes perspectivas e diante das vertiginosas alterações no setor.

🗓️ 10/08

⏰ 10h

🌎 Auditório FACOM

Ana Louback (UCoimbra/ USP) – Gestora de políticas culturais, urbanista e pesquisadora, doutoranda no Centro de Estudos Sociais – CES da UCoimbra, em cotutela com a USP. Foi Gerente de Políticas Operacionais da Spcine e coordenou a implantação do Circuito Spcine de Cinema.

Alfredo Manevy (UFSC) – Foi diretor-presidente da Spcine e secretário-executivo do Ministério da Cultura no governo Lula (2008-2010). É doutor em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Renato Nery (IRDEB) – Foi coordenador de fomento ao cinema da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e foi diretor executivo de Inovação, Criatividade e Acesso da Spcine.

Lais Bodanzky (Buriti Filmes) – Diretora, roteirista e produtora de cinema. Dirigiu os filmes “Bicho de sete cabeças”, “Chega de saudade “, “As melhores coisas do mundo” e “Como nossos pais”.  Laís é membro da Academia Americana do Oscar e por dois anos foi diretora-presidente da Spcine.

Maurício Hirata (RioFilme) – Mestre em Comunicação e Estudos da Mídia pela Universidade de São Paulo. Ao longo de 20 anos dedicados ao setor audiovisual ocupou posições de liderança em órgãos públicos como TV Cultura de São Paulo, Ministério da Cultura e ANCINE.

Noel Carvalho (Unicamp) – Professor de cinema na Unicamp. Doutor em sociologia (USP). Organizou pela editora Papirus o livro “O Cinema Negro Brasileiro”.

Coordenação de Fabio Maleronka (USP) – É professor do curso livre Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria. Integrou o Conselho Gestor do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer (2013-2016) e o Conselho de Administração da Spcine (2015-2017). É doutorando em sociologia (USP).

O XVIII Enecult acontece entre 9 e 12 de agosto em formato híbrido.