Estratégias de Atuação em Cultura no Sistema S – Sesi e Sesc

Estratégias de Atuação em Cultura no Sistema S – Sesi e Sesc

A mesa “Estratégias de Atuação em Cultura no Sistema S – Sesi e Sesc” será realizada no dia 12 de agosto, às 18h, de forma online. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e terá interpretação em Libras. Com a mediação de Joana Fialho (SESI BA), a mesa reúne Antenor José de Oliveira Neto (SESI RJ), Paula Bosso (SESI Nacional), Plínio Rattes (SESC BA) e Rosana Paulo da Cunha (SESC SP).

Sobre a mesa: o Sistema S, por meio de instituições como o Sesc e o Sesi, tem papel histórico e estratégico na promoção, difusão e democratização da cultura no Brasil. Esta mesa propõe um diálogo entre diferentes experiências e modelos de atuação cultural dessas instituições, com foco nas diretrizes nacionais e nas práticas desenvolvidas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Serão discutidas as metodologias adotadas, os desafios de financiamento, os impactos sociais dos projetos culturais e as estratégias de articulação com políticas públicas e com os territórios onde atuam. O objetivo é refletir sobre os caminhos possíveis para a inovação, ampliação do acesso e fortalecimento das ações culturais no campo do desenvolvimento social.

Joana Fialho (SESI BA) – atua há mais de 17 anos nas áreas de gestão cultural, produção executiva, comunicação e desenvolvimento de projetos. É mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA) e graduada em Comunicação Social (UFBA). Atualmente, está à frente da gestão do SESI Cultura Bahia e dos centros culturais do SESI Rio Vermelho e Casa Branca, coordenando planejamento estratégico, requalificação de espaços e ações de produção, fomento, formação e difusão cultural.

Antenor José de Oliveira Neto (SESI RJ) – gestor de Cultura e Educação na Firjan SESI.

Paula Bosso (SESI Nacional) – gestora nacional da política SESI de cultura desde 2022. Especialista em gestão estratégica pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Economista, integrou o Grupo de Pesquisa de Economia Industrial, do Trabalho e da Tecnologia, da Universidade Católica de São Paulo, onde graduou-se. Possui formação executiva pela Universidade Nova de Economia e Negócios de Lisboa, Cornell University e ISE Business School. No Sistema Indústria há 14 anos, atuou na assessoria da Diretoria de Educação e Tecnologia da CNI e foi assessora técnica do Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Central. Formuladora e coordenadora nacional dos Programas Inova Talentos e Inova Tec, frutos de parceria entre a CNI, o IEL e o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Fez parte do grupo que formulou e coordenou o programa Talentos para Inovação, parceria entre IEL, CNI, CNPq, CAPES, EMBRAPII e diversas empresas nacionais e internacionais. Atualmente, coordena as Redes Setoriais Temáticas de Cultura do SESI com foco em Economia Criativa e na intersecção entre a cultura e a indústria, o Laboratório de Inovação em Cultura, o Programa Nacional de Cultura e inúmeros projetos derivados da parceria entre o SESI e o Ministério da Cultura para formação de agentes culturais

Plínio Rattes (SESC BA) – gerente do Programa Cultura do Sesc Bahia, instituição em que atua desde 2011, e trabalha com gestão, curadoria e orientação técnica às equipes dos equipamentos culturais da instituição (teatros, espaços expositivos e bibliotecas). Doutor (2022) e mestre (2017) em Cultura e Sociedade pela UFBA e bacharel em Comunicação, com ênfase em Produção em Comunicação e Cultura (2007) pela mesma Universidade. Integra os grupos de pesquisa Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e Coletivo Gestão Cultural (UFBA/UFRB). É um dos organizadores do livro Um lugar para os espaços culturais (EDUFBA, 2019) e possui artigos publicados nos livros Gestão Cultural e Diversidade (EDUEMG, 2018), A cultura em tempos sombrios (EDUFBA, 2022) e Diálogos sobre gestão cultural (EDUFBA, 2025).

Rosana Paulo da Cunha (SESC SP) – Superintendente Técnico-Social – SESC São Paulo.

O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, em formato híbrido. As atividades serão realizadas de forma online nos dois primeiros dias e, nos seguintes, de modo presencial em Salvador (BA).

O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).