Mesa Coordenada | Corpos e Corpus Negros: Suleando arte afrodiaspórica

Mesa Coordenada | Corpos e Corpus Negros: Suleando arte afrodiaspórica

No dia 10 de agosto, às 16h30, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Corpos e Corpus Negros: Suleando arte afrodiaspórica.

Desde o desgracioso soerguimento da nação brasileira, os corpos afrodiaspóricos são alvos de perversão epistemicida com o escopo de aniquilar a expressão de suas intelectualidades. Além disso, essa perversa postura caucasiana busca despersonalizar a produção artística negra, responsável pela congregação de comunidades em atos políticos, sociais e religiosos, na tentativa de fraturamento da continuidade do seu legado ancestral. Esta mesa, a partir das linguagens artísticas dança, performance e teatro, debaterá o pensamento artístico afropluricentrado que promove uma encruzilhada de protesto e denúncia contra o racismo, borrifa a força azeviche político-ideológica e vocifera em cena as subjetividades negras e seus discursos identitários de afirmação.

🗓️ 10/08

⏰ 16h30

🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult

Coordenação de Régia Mabel da S. Freitas (USP; UFABC) – Mulher Preta Feminista Antirracista. Pós-doutoranda em Educação (USP). Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA). Orí-entadora da Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos (UFABC). Pesquisadora, Palestrante e Organizadora de eventos, livros e periódicos acerca de epistemes negrorreferenciadas. Autora de livros, capítulos de livros, artigos, resenhas, cordéis e poemas publicados nacional e/ou internacionalmente.  

Coordenação de Tássio Ferreira (UFSB) – É Multi Artista da Cena, filho de Kisimbi, Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA); Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Artes e Comunicação (UFSB/CFAC); Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/CSC); Taata dya Nkisi do Terreiro Unzó ia kisimbi ria Maza Nzambi (Simões Filho-Ba).

Edeise Gomes Cardoso Santos (UESB; UFBA) – Mulher, Negra, Nordestina. Professora do curso de Dança e Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMNDC/Ufba), Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança/Ufba), Especialista em Arte-educação: Cultura brasileira e linguagens artísticas Contemporâneas (EBA/Ufba). 

A atividade faz parte do GT Culturas e Identidades do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.