Mesa Federalismo e desenvolvimento da cultura

A mesa Federalismo e desenvolvimento da cultura visa a refletir sobre as relações entre cultura e desenvolvimento no Brasil atual, reconhecendo, por um lado, a centralidade da dimensão cultural para o desenvolvimento econômico e, por outro, a urgência do desenvolvimento cultural de forma mais ampla. Sob tal perspectiva, os desafios e perspectivas de um pacto federalista em prol do fortalecimento do campo cultural serão abordados a partir de uma perspectiva sistêmica e descentralizada, abordando temas como: a importância do envolvimento de estados e municípios para o fomento à cultura; a relevância do governo federal na indução de políticas públicas de fomento à cultura, dilemas da economia da cultura e criativa no país, entre outros.

Acontecerá no dia 25 de agosto, às 09h na Reitoria da UFBA e será transmitido em nosso canal no Youtube.

Coordenação – Renata Rocha (UFBA)
Professora da Faculdade de Comunicação da UFBA. Coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Membro da comissão editorial da Coleção CULT (EDUFBA) e do corpo editorial do periódico Políticas Culturais em Revista.

Expositores/as:
Cláudia Leitão (UECE)
Graduada em Direito (UFC) e em Educação Artística (UECE), é mestra em Sociologia Jurídica (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). Criou, coordenou a Especialização em Gestão Cultural e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE, onde é professora. É membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Conselho Editorial da publicação virtual Politicas Culturais em Revista (UFBA). Foi responsável pela criação e primeira gestora da Secretária da Economia Criativa (SEC) do MinC. É consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). É sócia do Centro Internacional Celso Furtado e dirige o Observatório de Fortaleza (Governança Municipal e Políticas Públicas) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR).

Juca Ferreira (BNDES)
Sociólogo e ambientalista. Foi ministro da Cultura dos governos Lula e Dilma Rousseff, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e de Belo Horizonte. Duas vezes vereador e Secretário de Meio Ambiente em Salvador. Atualmente é assessor da Presidência do BNDES.

Roberta Martins (MinC)
É socióloga, educadora e gestora cultural desde 2013. Como diretora de Diversidade Cultural da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins atuou no estímulo e na promoção de manifestações artísticas e culturais. Posteriormente, foi coordenadora de Estratégias e Gestão das Ações no Ministério da Cultura (MinC). Atualmente é a Secretaria dos Comitês de Cultura (MinC).

Debatedores/as:
Alexandre Barbalho (UECE)
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA com estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É professor adjunto do curso de História e professor permanente dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: política cultural, política de comunicação, mídia e cidadania, mídia e minorias, mídia e política, elites. Seus livros mais recentes são: Política cultural e desentendimento (2016) – edição em espanhol: Política cultural y desacuerdo (2020); Cultura e democracia (2017); e Sistema Nacional de Cultura. Campo, saber e poder (2019).

Carmen Lima (OBEC/UNEB)
Economista e Mestre em Economia pela UFBA (2000) e Doutorado em Cultura e Sociedade pela UFBA. Diretora do Fundo de Cultura do Estado da Bahia entre 2007 e 2009. Diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia entre 2013 e 2015. Professora Adjunta da UNEB. Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB e do Observatório de Economia Criativa da UFBA (OBEC-BA).

Carlos Paiva (MINC)
Mestre em Administração Pública (HKS) e em Cultura e Sociedade (UFBA). Atuou como Chefe de Gabinete e como Superintendente da área de Fomento da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia entre 2007 a 2014. Em 2013 foi um dos fundadores da Rede Nacional de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura. De 2015 a 2016 foi Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC. Atualmente serve como Assessor Especial de Ministra da Cultura e pesquisador do OBEC.

Veja a Programação completa aqui