Música, Identidades e Territorialidades

Música, Identidades e Territorialidades

A mesa “Música, Identidades e Territorialidades” pertencente ao GT Culturas e Identidades e coordenada por Nadja Vladi Gumes (UFRB/UFBA), será apresentada no dia 21 de agosto de 2024 o Auditório do Instituto de Letras da UFBA, às 14h, em modo presencial e online. A mesa terá tradução e interpretação em libras.

A proposta desta mesa é refletir de forma interdisciplinar sobre as práticas musicais para entender como elas operam determinadas transformações sociais, atualizam identidades e dinamizam territorialidades, criando sociabilidades, relações interculturais, mas também exclusões, desigualdades e práticas autoritárias. Para este debate, reunimos pesquisadores e pesquisadoras interessados nas múltiplas práticas sonoro-musicais, agrupando estudos ancorados em performance, decolonialidade e perspectivas interseccionais que envolvem questões como gênero, pós-gênero, sexualidade, raça, classe, geração, territorialidades e corpo.

Através destas pesquisas, os artigos e autores que serão apresentados são:

  • “Performances musicais, rasuras decoloniais: notas para uma escrita dub!”

Fabricio Mota: docente do IFBA, músico e doutorando do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (UFBA).

  • “Insurgências decoloniais no mundo Pop: amor e política no videoclipe Dandara, de Alana Sena”

Tatiana Rodrigues Lima:  doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e professora adjunta da UFRB, sendo docente do PPGCOM.

  • “Pluralidade: A revolução do álbum da banda baiana Fantasmão”

Lucas Amorim Costa Araújo: mestrando no PPGCOM da UFRB e membro do grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais (MusPop), tem como interesses de pesquisa o pagode baiano, estudos de territorialidade e a cena da música periférica baiana. 

Nadja Vladi Cardoso Gumes: jornalista e professora  da  UFRB. Docente  permanente  do  PPGCOM  da  UFRB  e  do  Programa  em  Cultura  e Sociedade da UFBA. 

  • “Políticas da putaria Trans: músicas para paredão enquanto arma estético-político contrahegemônica”

Tertuliana Lustosa: escritora e cantora piauiense. Mestranda em Cultura e Sociedade na UFBA, é autora do livro de ensaios “Manifesto Traveco-terrorista”, além de ser vocalista da banda A Travestis. 

Acesse os trabalhos que serão apresentados na mesa aqui

Não perca essa e muitas outras mesas no Enecult 2024 que ocorrerá entre 19 e 24 de agosto de 2024! Continue acompanhando no site cult.ufba.br/enecult ou nas redes sociais @grupo.cult para mais informações.