Noite no Pátio

Noite no Pátio

No dia 24 de agosto, às 19h, teremos um encontro no Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia para três atividades.

A primeira delas é uma homenagem à figuras notáveis, que enriqueceram como suas atuações o universo da cultura: Roland Schaffner, Guido Araújo e Orlando Senna.

Roland Schaffner, o alemão-baiano que deu vida intensa ao Goethe-Institut, que costumávamos chamar de ICBA, na década de 70, em tempos sombrios de ditadura civil-militar, ao acolher as culturas baianas e brasileiras violentadas e as misturando, perspicazmente com culturas alemãs, europeias e internacionais, em uma diversidade intercultural criativa e política, destoante em tudo do amargo clima da ditadura.

O Goethe-Institut e o cinema são Guido Araújo e suas jornadas. Militante missionário do documentário, Guido mobilizou e formou muita gente. Sua luz cinematográfica perambulava lugares, autores, roteiros, filmes e todos eles desembocavam nas jornadas. Ele inventava os mais variados recursos para manter vivas as suas queridas jornadas, cheias de atitudes, ideias e denúncias na sua peregrinação por um mundo melhor.

O terceiro homanageado é o baiano da Chapada, Orlando Senna. Criado com o ciclo de cinema dos anos 60, Orlando ganhou o mundo e perambulou por muitas películas audiovisuais. Em Cuba, ajudou a formar a famosa escola de Los Baños. No Ceará, esteve no Dragão do Mar. No Rio, foi até Campos fazer escola de cinema com Darcy Ribeiro. Corajoso documentou a fúria da transamazônica dilacerar a floresta e as índias. Em suas produções, driblou proibições e censuras militares. Esteve no MINC revolucionando a política de cultura audiovisual. Seu olhar integra o audiovisual em admirável e sólido diamante, produto de garimpo da Chapada.

Schaffner, Guido e Orlando são luzes para iluminar as artimanhas e os mistérios da cultura, que o CULT, em seus 20 anos, deseja desvelar em seus estudos e lutas pelo mundo melhor e mais cultura, que eles, com afinco, coragem e inventividade, buscaram construir.

Acontecerá também a Roda de conversa Perspectivas para o audiovisual brasileiro, com a mediação de Ohana Boy (UFBA), com a presença de Gabriel Pires (NordesteLAB), Paula Gomes (Coletivo Plano 3 Filmes) e de Paulo Alcoforado (especialista em audiovisual)

Serão também lançados 11 livros em diversas áreas dos estudos da cultura.

Serão lançados durante o Enecult onze publicações em diversas áreas dos estudos da cultura.
📖Comunicação Estratégica e Gestão de marcas (Edufba), de Adriano Sampaio, Giovandro Ferreira e Claudiane Carvalho
📖Criatividade e Emancipação nas Comunidades-Rede (WMF Martins Fontes). de Cláudia Sousa Leitão
📖Desinformação, regulação das plataformas e direitos digitais (Letramento), organizado por Rodrigo Vieira Costa
📖Desvios Decoloniais no Cinema Brasileiro Contemporâneo (Devires), de Fayga Moreira
📖Dinâmicas contemporâneas do setor editorial: o viés do mercado independente e regional da Bahia (Edufba), de Carolina Dantas, Giuliana Kauark, Flavia Rosa, Carmen Lima
📖 Federalismo Cultural em tempos nacionais sombrios (Edufba), organizado por Alexandre Barbalho, Lia Calabre e Albino Rubim
📖Gestão cultural em movimento (Editora Dialética), de Bárbara Heliodora Andrade Ramos
📖O funk na batida: baile, rua e parlamento (Edições Sesc SP), de Danilo Cymrot
📖Políticas culturais: diálogos possíveis (Edições SESC SP), de Antônio Albino Canelas Rubim
📖Romance de formação: Funarte e política cultural (1976-1990) (Edições SESC SP), de Isaura Botelho
📖Viver de Cultura (Prefeitura de Niterói), organizado por Juliana Carneiro e Lia Baron
Saiba mais sobre as publicações aqui .