Pactuação federativa nas políticas culturais: trilhas para planos de cultura

Pactuação federativa nas políticas culturais: trilhas para planos de cultura

A mesa “Pactuação federativa nas políticas culturais: trilhas para planos de cultura” será realizada no dia 13 de agosto, 14h, auditório da Facom, como parte da programação do 21º Enecult.Com Francisco Humberto Cunha Filho (UNIFOR/IBDCult), Letícia Schwarz (SGE/MinC), Roberta Martins (SAFC/MinC) e Sophia Rocha (UFBA/CULT), a atividade será mediada por Alexandre Barbalho (UECE) e terá transmissão ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e interpretação em Libras. Assista aqui!

A mesa tem por objetivo debater as dinâmicas e os desafios da pactuação federativa no âmbito das políticas culturais brasileiras. Tendo como cenário o processo de elaboração do novo Plano Nacional de Cultura, serão discutidos os impasses e as estratégias para fortalecer a cooperação entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil. 

Alexandre Barbalho (UECE) – É professor do curso de História na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas, da UECE, e em Comunicação, da Universidade Federal do Ceará.  Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA com estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

Francisco Humberto Cunha Filho (UNIFOR/IBDCult) – professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), instituição na qual lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais. Professor Visitante da Universidade de Milão – Bicocca. Membro do Comitê Científico da Cátedra UNESCO para Patrimônio Cultural Imaterial e Direito Comparado. Advogado da União. Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult.

Letícia Schwarz (SGE/MinC) – formada em antropologia pela UNICAMP, com mestrado em sociologia pela UFPB. Estudou gestão do Setor Público na London School of Economics and Political Science (2000-2001). Ocupou diversas posições em cargos públicos no Governo Federal de 1997 a 2013. Desde 2016 faz parte da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental – APPGG do Município de São Paulo. Atualmente está cedida para o Governo Federal, na Subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério da Cultura.

Roberta Martins (SAFC/MinC) – Socióloga, educadora e gestora cultural desde 2013. Como diretora de Diversidade Cultural da Fundação de Arte de Niterói, atuou no estímulo e na promoção de manifestações artísticas e culturais. Foi coordenadora de Estratégias e Gestão das Ações no Ministério da Cultura (MinC), onde, desde 2023, é secretária de Articulação Federativa e dos Comitês de Cultura.

Sophia Rocha (UFBA/CULT) – Professora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA-Camaçari. Pesquisadora e atual coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Tem mestrado e doutorado em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura/ UFBA, onde desenvolveu a tese sobre a construção do Sistema Nacional de Cultura.

O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, em formato híbrido, com atividades online e de forma presencial na UFBA e SESI Rio Vermelho, em Salvador (BA).

O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).