A mesa “Percurso, perspectivas e ações sobre patrimônio de museu universitário – Museu Afro-brasileiro/UFBA” será realizada no 13 de agosto, às 16h, Instituto de Letras/UFBA (Sala 10). A atividade integra o GT Patrimônios Culturais e Memórias, dentro da programação do 21º Enecult, e reunirá Celina Santana (UFBA), Juipurema Alessandro Sarraf Sandes (UFBA) e Waldelice Souza (UFBA). A mediação é de Marcelo Cunha (UFBA).
Conheça os artigos que integram a mesa:
– “Patrimônio cultural universitário: breves reflexões para a sua gestão”, de Celina Rosa Santana.
– “Problemas, escolhas e abordagens do processo de classificação dos artefatos da coleção africana do Museu Afrobrasileiro da UFBA”, de Juipurema Alessandro Sarraf Sandes.
– “Tem isso e tem aquilo nas 7 portas de Carybé – recortes expositivos de uma pesquisa”, de Waldelice Souza.
Acesse aqui os trabalhos que serão apresentados na mesa.
Celina Santana (UFBA) – mestre em museologia pelo Programa de Pós-graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (PPGMUSEU UFBA), Técnica em Restauração da Escola de Belas Artes/UFBA.
Juipurema Alessandro Sarraf Sandes (UFBA) – pesquisador colaborador do Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Doutorando do Pós Afro/UFBA.
Marcelo Cunha (UFBA) – docente do Curso de Museologia, Faculdade de Filosofia/UFBA. Diretor do Museu Afro-brasileiro – MAFRO/UFBA.
Waldelice Souza (UFBA) – servidora pública federal da UFRJ; pesquisadora Associada vinculada ao MAFRO/UFBA. Atualmente, em segundo pós-doutoramento na Escola de Música da UFRJ.
O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, com atividades online e de forma presencial na UFBA e SESI Rio Vermelho, em Salvador (BA).
O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).