Política Nacional das Artes (PNA): proposições e desafios

Com a mediação de Gisele Nussbaumer (CULT/UFBA) e participação de Beth Rangel (UFBA), Daniele Canedo (OBEC/UFBA/UFRB) e Leonardo Lessa (Funarte/MinC), a mesa “Política Nacional das Artes (PNA): proposições e desafios” será realizada no primeiro dia de programação do 21º Enecult, 11 de agosto, às 16h, de forma online. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e terá interpretação em Libras.

Assista a mesa: canal Enecult no YouTube.

A mesa propõe discutir a Política Nacional das Artes (PNA) enquanto demanda histórica do setor artístico e compromisso prioritário da gestão atual da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a partir de duas proposições: a necessidade de repensar o fomento às artes, considerando a distribuição desigual de recursos e a disparidade entre a demanda do setor e a capacidade orçamentária da Funarte, conforme aponta a Pesquisa Fomento às Artes no Brasil (UFBA/UFRB); e a necessidade de incluir a dimensão fundamental do acesso às artes nessa política, a partir da mediação como posicionamento político-epistêmico, como defende a pesquisa-ação Programa Nacional de Mediação Artística (UFBA). Insere-se ainda no debate a importância das ações afirmativas associadas a essas proposições, como forma de promover, através da PNA, a inclusão de grupos historicamente minorizados nas políticas públicas para as artes no Brasil.

Gisele Nussbaumer [Gica] (CULT/UFBA) - dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas e gestão cultural, no Brasil e na Bahia. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professora da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA) da UFBA. Membro do Observatório de Políticas e Gestão Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA. Líder do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (CNPq). Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) de 2007 a 2010.

Beth Rangel (UFBA) - professora Titular da Escola de Dança da UFBA, doutora em Educação pela UFBA. Coordenou a Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Dança da UFBA _ PRODAN 2020 a 2024. Foi coordenadora do colegiado da graduação em Dança, por seis biênios e atua como docente e orientadora em Estágios da Licenciatura em Dança e projetos de pesquisa no Programa Profissional em dança da UFBA - PRODAN. Coordenou e implementou dezenas de Projetos de Extensão e Pesquisa tendo a Arte como uma Tecnologia Educacional. Foi assessora na Pró-Reitoria de Extensão da UFBA na década de noventa. Foi consultora artística-pedagógica do Liceu de artes e Ofícios da Bahia, entre 1996-2004. No período de 2007 a 2014 foi diretora da Escola de Dança da Fundação Cultural (FUNCEB) e do Centro de Formação em Artes, vinculados à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 2024-2025. Coordenou de 2015 a 2017 o Projeto Arte no Currículo, convênio UFBA com a Secretaria de Educação Municipal de Salvador. É consultora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Bahia, atuando na reestruturação de currículos de Arte em Redes de Educação municipais e estadual. Atua na vice-coordenação do Programa Nacional de Mediação da Funarte, coordenando o eixo do Acesso as Arte em Escolas em Tempo Integral. É co-lider do Grupo de Pesquisa Entre; Artes, Enlaces e Interdisciplinaridades. No campo artístico, entre as décadas de setenta e oitenta, atuou como intérprete-criadora do Grupo Experimental de Dança, sob a direção artística de Lia Robatto e entre oitenta e noventa, trabalhou na direção coreográfica em peças teatrais, com destaque os diretores Luiz Marfuz e Wolf Maia.

Daniele Canedo (OBEC/UFBA/UFRB) - capoeirista, gestora cultural e docente do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Também é docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Núcleo de Pós-Graduação em Administração, ambos na UFBA, e membro do Consórcio internacional Digital Communication Leadership (EU Erasmus Mundus Joint Master Degree). Daniele é doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA e PhD in Media and Communication Studies pela Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica. É especialista em Administração Pública (PUC Minas) e graduada em Produção em Comunicação e Cultura (UFBA). Sua jornada acadêmica é marcada por um pós-doutorado no Observatório de Comunicação e Economia da Universidade Federal de Sergipe (2014) e outro no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA (2018). Entre 2024/2025, está realizando um pós-doutorado no grupo de pesquisa Studies in Media, Innovation and Technologies (Smit) da  Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica, como bolsista CNPq, desenvolvendo pesquisa sobre a regulamentação do VOD no Brasil. Desde 2015, atua como pesquisadora e coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), onde coordena pesquisas de relevância nacional no campo da cultura. Atualmente, coordena as pesquisas “Fomento às Artes no Brasil”, em parceria com a Funarte; e “Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade”, em parceria com o Iphan. Também contribui com o Ministério da Cultura na padronização de dados para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Entre 2018 e 2021, fez parte do Conselho de Cultura de Salvador e tem experiência em gestão pública da cultura e da comunicação na Bahia, acumulada entre 2001 e 2009. Como produtora, ela tem um portfólio que inclui produções audiovisuais e eventos culturais.

Leonardo Lessa (Funarte/MinC) - Diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do Governo Federal do Brasil cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento, a pesquisa e a difusão das artes no país. Artista de Teatro e gestor cultural graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi correlator do GT de Cultura do Gabinete de Transição do Governo Lula. Entre 2020 e 2023, foi Assessor Parlamentar para Políticas Culturais da Deputada Federal Áurea Carolina (PSOL-MG). Entre 2017 e 2019, foi chefe de gabinete da Vereadora Cida Falabella e um dos coordenadores da Gabinetona, mandato compartilhado do PSOL na Câmara de Vereadores de BH. Entre 2015 e 2016, foi Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, na gestão do Ministro Juca Ferreira no Ministério da Cultura. De 2008 a 2014, foi coordenador geral do Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão em Belo Horizonte. Foi membro do Colegiado Setorial de Teatro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura.

O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, em formato híbrido. As atividades serão realizadas de forma online nos dois primeiros dias e, nos seguintes, de modo presencial em Salvador (BA).

O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).