No dia 19 de agosto, entre 16h e 18h, acontecerá a mesa “Políticas públicas de cultura e geração de conhecimento”, integra o GT Políticas Culturais, de modo online através do Youtube do Enecult.
É sabido o quanto as políticas públicas geram uma quantidade relevante de dados ao longo de todo o seu ciclo político-administrativo, bem como o fato de que uma parte considerável desse acervo não se transforma em informação e muito menos em conhecimento. Com isso, o governo perde a oportunidade de gerar evidências que possam qualificar a continuidade ou a revisão de determinada política ou dar suporte para o estabelecimento de uma nova.
Essa é uma realidade recorrente no poder executivo brasileiro em seus três níveis, ainda que em graus diferenciados devido a diversos condicionantes, desde a estrutura administrativa do órgão responsável pela política (fator interno) até a interferência de interesses político-partidários (fator externo).
Tendo como pano de fundo o arrazoado exposto acima, a mesa propõe discutir como a produção de dados e conhecimentos no âmbito da política de cultura a partir da relação com a universidade. Serão analisados algumas parcerias que o Ministério da Cultura fez com universidades federais e uma experiência inovadora do Governo do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o programa Cientista Chefe e sua atuação no âmbito da Secretaria da Cultura do Estado.
Na mesa será mediada pelo professor Alexandre Barbalho (UECE) que também apresentará a experiência do Cientista Chefe da Cultura no Ceará. Estarão também na mesa:
- Angela Andrade (UFBA) apresentando o projeto Pesquisa-ação: Agentes Culturais Democráticos
- Deborah Rebello Lima (UFPR) expondo os Exercícios e práticas de mapeamento e gestão na chave da PNAB: o desafio da gestão Mapas
- Luiz Augusto Fernandes Rodrigues (UFF) falando de três experiências de pesquisas universitárias aplicadas a gestão pública da cultura.
Entre os dias 19 e 24 de agosto, junte-se a nós para uma semana repleta de debates e apresentações do campo da cultura no 20° ENECULT! Continue acompanhando no site cult.ufba.br/enecult ou nas redes sociais @grupo.cult para mais informações.