Transversalidade da Cultura no Edital Sérgio Mamberti

Como parte da programação do GT Diversidade Cultural, será realizada no dia 12 de agosto, às 14h, de forma online, a mesa “Transversalidade da Cultura no Edital Sérgio Mamberti”. A atividade contará com a participação de Beatriz Akemi Takeiti (UFRJ), Claudia Reinoso Araújo de Carvalho (UFRJ), Juliana Araújo Silva (UFRJ), Roberta de Mendonça Porto (UFRJ), Tatiana de Castro Barros Fonseca (UFRJ) e Patricia Dorneles (UFRJ), que também fará a mediação.

A atividade será transmitida ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e terá interpretação em Libras.

Nesta mesa coordenada, serão compartilhados alguns resultados do projeto Mapa da Diversidade da Cultura Brasileira, destacando os dados sistematizados sobre a questão da transversalidade da cultura. Confira os artigos que serão apresentados:

- "A Transversalidade como vocação dos Pontos de Cultura: Uma análise a partir do edital Sérgio Mamberti 2023", Roberta de Mendonça Porto, Beatriz Akemi Takeiti e Patricia Dorneles.

- "Transversalidade da cultura nas categorias Saúde Mental e Pessoa com Deficiência do Prêmio Diversidade Cultural no Edital Sérgio Mamberti", de Juliana Araújo Silva, Claudia Reinoso Araújo de Carvalho e Tatiana de Castro Barros Fonseca.

- "A Transversalidade da Cultura no Edital Sérgio Mamberti: Uma análise qualitativa dos Prêmios Diversidade Cultural: Agente Cultura Viva de Pessoa Idosa e Agente Cultura Viva LGBTQIA+", de Claudia Reinoso Araújo de Carvalho, Juliana Araújo Silva e Tatiana de Castro Barros Fonseca.

Acesse aqui os trabalhos que serão apresentados na mesa.

Patricia Silva Dorneles - Terapeuta Ocupacional. Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ (EICOS/IP/UFRJ). Doutora em Geografia pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFSC. Coordenadora do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde – LACAS e Superintendente de Difusão Cultural da UFRJ.

Tatiana de Castro Barros Fonseca - Terapeuta Ocupacional (UFRJ), mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) eespecialista em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão (FIOCRUZ). Professora degraduação no ISAFAC, pesquisa políticas culturais e acessibilidade, coordena o LACAS/UFRJe integra a RAFFACULT. Dedica-se à interseção entre saúde, cultura e acessibilidade.

Roberta de Mendonça Porto - Terapeuta Ocupacional, Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (2020 UERJ). Pósdoutorado em Terapia Ocupacional (UFSCar). Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, UFRJ. Integra o grupo de pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura e o LACAS.

Claudia Reinoso Araújo de Carvalho - Terapeuta Ocupacional. Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ (EICOS/IP/UFRJ). Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ.

Beatriz Akemi Takeiti - Terapeuta Ocupacional. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, EICOS, UFRJ. Coordena o Laboratório de Estudos e Práticas Interdisciplinares e Juventudes, Cultura e Território - LabCrias.

Juliana Araújo Silva - Terapeuta Ocupacional (USP), mestre e doutora em Psicologia e Sociedade (UNESP) e tem pós-doutorado em Estética e História da Arte (PPGEHA-USP).

O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, com atividades online e de forma presencial na UFBA e SESI Rio Vermelho, em Salvador (BA).

O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).