Cultura e infância: saberes e práticas

Este ano, o IX ENECULT traz como novo eixo temático a relação entre cultura e infância, observando os elementos que compõem a memória da cultura infantil, os desafios para uma nova escola, a importância da música e do brincar para a aprendizagem. Para promover esse debate, na manhã do dia 13 de setembro, o evento conta com a participação de três especialistas em Educação e Cultura da Criança. Veja quem são elas e conheça um pouco de seus trabalhos.

 Mônica Samia é pedagoga, doutoranda em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, mestra em Educação e pós-graduada em Leitura e Linguagem pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Atua há 14 anos na organização não-governamental  Avante - Educação e Mobilização Social, como coordenadora de projetos sociais na área de educação e formação de educadores da Educação Básica. Ministra cursos, organiza eventos na área de educação e realiza consultoria em escolas e redes municipais. Atualmente é coordenadora da Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais  da Avante e coordenadora do projeto Paralapracá, projeto de formação de formadores em Educação Infantil, com atuação em sete municípios do Nordeste.

Lydia Hortélio é etnomusicóloga e educadora, especialista em cultura da criança. Realiza investigação sobre as cantigas, brincadeiras e brinquedos do país, e dá aulas e palestras sobre o assunto.Lançou dois CDs com cantigas infantis: Abra a Roda – Tin dô lê lê Ô Bela Alice… Para Lydia a infância é o lugar da transformação do mundo: “A grande revolução acontecerá por aí” . Conheça um pouco mais da vida e obra de Lydia Hortélio na página do Almanaque Brasil de Cultura Popular. 

Elizabeth Burba é professora de música e psicopedagoga em Córdoba, Argentina. Atua como vice-diretora do Conservatório Superior de Música Félix T. Garzón, onde também integra a equipe de docentes do curso de Música, dirige o coro do Colégio Nacional de Monteserrat e é coordenadora do grupo independente "Había una vez".