Os trabalhadores da cultura no Brasil: criação, práticas e reconhecimento (14 e 15.09.17, 8h30, auditório 2 do PAF V)

Coordenação: Alexandre Barbalho (UECE) e Mariella Pitombo (UFRB)

Nas últimas três décadas, a aproximação estrutural entre o domínio estético-expressivo e o domínio econômico-comercial fez eclodir novas e diferenciadas competências criativas, artísticas, tecnológicas e culturais. O trabalho cultural, as atividades de criação artísticas e os processos técnicos e tecnológicos a elas associados estão no centro dessas transformações, integrando as novas cadeias globais de serviços simbólicos especializados e as indústrias transnacionais do imaginário. Por trás da expansão dos mercados culturais globais e nacionais nos últimos dez anos, acompanhados da respectiva intensificação do fluxo comercial dos bens e serviços simbólico-culturais, está a criação de valor simbólico-econômico propiciado pelo trabalho cultural. O simpósio busca debater questões acerca da composição, da estrutura, da expansão, das tensões, das assimetrias, lutas e formas de reconhecimento político-profissional dos trabalhadores da cultura no Brasil.

Expositores: Frederico Barbosa (IPEA); Elder Alves (UFAL), Daniele Canedo (UFRB), Mariella Pitombo (UFRB), Leonardo Costa (UFBA), Alexandre Barbalho (UECE), Renata Rocha (UFBA)

Frederico Barbosa possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desenvolve trabalhos relacionados às práticas culturais, a sociologia da ação pública, análise de políticas públicas e financiamento cultural.

Elder Alves possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É membro do grupo de pesquisa Cultura, memória e desenvolvimento. Tem experiência na área de sociologia dos mercados culturais.

Daniele Canedo é gestora cultural, capoeirista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA e em Mídia e Estudos da Comunicação (Doctor in Media and Communication Studies), pela Universidade Livre de Bruxelas (Vrije Universiteit Brussel, VUB). É membro dos grupos de pesquisas Motriz, na UFRB; e CULT, na UFBA. Desde 2012, coordena o projeto Gestão Cultural Mundo Afora.

Mariella Pitombo é doutora em Ciências Sociais pela UFBA e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT -UFRB). É líder do grupo de Pesquisa Motriz – Laboratório de Política, Gestão e Estudos da Cultura (UFRB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB) e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA).

Leonardo Costa é professor da UFBA, coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e participante da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Observatório de Economia Criativa (OBEC-BA). Doutor em Cultura e Desenvolvimento pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Possui Pós-doutorado (PDE/CNPq) pela University of Miami.

Alexandre Barbalho é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Política e Cultura.

Renata Rocha é professora da UFBA, vice-coordenadora do CULT/UFBA e membro do corpo editorial do periódico Políticas Culturais em Revista (UFBA). Doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA. Possui Pós-doutorado (PNPD/CAPES) pela Universidade Federal da Bahia.