Sofia Mettenheim – Para democratizar o fomento à cultura
Gestora pública e pesquisadora atuando no Ministério da Cultura. Interessada e envolvida em estratégias para democratizar, desburocratizar e institucionalizar a gestão pública. Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como gestora pública, atuou com gestão estratégica, planejamento, inovação e governança de projetos transversais na Secretaria de Cultura do Ceará, na Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo na Prefeitura de Salvador, na Prefeitura de Niterói e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Carmen Lima – Dados e indicadores da área cultural
Possui graduação (1993) e mestrado (2000) em Economia pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Cultura e Sociedade pela UFBA (2009). Foi Diretora do Fundo de Cultura do Estado da Bahia entre 2007 e 2009; da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia entre 2009 e 2013 e de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia entre 2013 e 2015. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB e do Observatório de Economia Criativa da UFBA (OBEC-BA). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Economia da Cultura, Economia Criativa, Redes Sociais em Cultura, Indicadores Culturais, Culturas Identitárias, Turismo Cultural, Jogos digitais e Setor Audiovisual.
Alexandre Barbalho – Políticas culturais, federalismo e fomento à cultura
Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É professor adjunto do curso de História e professor permanente dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Política, Cultura e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, política de comunicação, mídia e cidadania, mídia e minorias, mídia e política, elites.
Lúcia Maria Aquino de Queiroz – Um olhar sobre dados e indicadores de fomento à cultura em âmbito estadual
Realizou pós-doutorado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutora em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, mestra em Administração e economista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lecionando em cursos de graduação e no mestrado em Política Social e Territórios; pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) e consultora ad hoc. É autora dos livros Turismo Cultural e Desenvolvimento – Cachoeira & Ouro Preto; Turismo Urbano, Gestão Pública e Competitividade: a experiência da cidade de Salvador e Turismo na Bahia e Estratégias para o Desenvolvimento; dentre outras publicações.