Curso: Humor, Psicanalise e Cultura

Objetivo:

Este módulo visa realizar uma visita à vertente sociológica denominada de análise dramatúrgica sob o ângulo da comédia, atualizando-a. Em particular, partindo do exame das relações entre humor, riso e psicanálise, extrairá as implicações dessas variáveis na cultura contemporânea. Em suma, pretende-se mostrar que o riso é coisa séria e que apresenta possibilidades infinitas de construção de crítica social e de compreensão sociológica.

Metodologia:

O curso será conduzido através de aulas expositivas pelo professor e apresentações de seminários sobre textos listados na bibliografia abaixo, sempre procurando relacionar as vertentes a serem exploradas pelo curso. Será explorada a literatura sobre sua temática, buscando performatizar a utilização de seus conceitos em estilo de comédia.

Bibliografia:

1 – Sobre análise dramatúrgica:

(os formuladores)

.Evreinov, Nicholas. The theater in life. Nova York, Benjamim Bloom (1ª. Edição,1927).
Geertz, Clifford. A Interpretação das Culturas, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1973.

                              Negara, The Theatre State in Nineteenth Century Bali, Princeton University Press, Princeton, 1980. (tem edição portuguesa pela Bertrand)

Goffman, Erving. The presentation of self in everyday life, Nova York, Doubleday Co. 1959 (1a. edição).

 (Os textos acima tem versão em português. Procurar as referências}

2 – Os comentaristas:

Lyman, Stanford, e Scott, Murray B. The Drama of Social Reality. Nova York, Oxford University Press, 1976.

.Teixeira, João Gabriel L. C. “Análise Dramatúrgica e Teoria Sociológica” in Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, no. 37, junho de 1998.

3 – Sobre o Riso e a Risada

Bergson, Henri. O Riso, ensaio sobre a significação do cômico. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1983 (tem edição mais nova).

Carvalho, Luciana Gonçalves de. “O Diabo e o riso na cultura popular” in Enfoques, Revista Eletrônica dos Alunos do PPGSA da UFRJ, v.3. no. 1, março de 2004.

Marinho, Flavio. Oscarito, o riso e o siso, Editora Record, Rio de Janeiro, 2007.

Minois, Georges. História do Riso e do Escárnio, Editora Unesp, São Paulo, 2003.

Skinner, Quentin. Hobbes e a Teoria Clássica do Riso. Editora Unisinos, São Leopoldo, 2004.

4 – Sobre Psicanálise e Humor

Freud, Sigmund. Os Chistes e a sua Relação com o Inconsciente (1905), Editora Imago, Rio de Janeiro, s/data.

                               O Humor (1927)

                               Escritores Criativos e Devaneios

                               Sobre os Sonhos (1901)

                               Delirios e Sonhos na Gradiva de Jensen (1907)

Kupermann, Daniel. Ousar Rir, Humor, criação e psicanálise. Coleção sujeito e história, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2003.

Slavutzky, Abraão e Kupermann, Abrão (organização). Seria trágico…se não fosse cômico, humor e psicanálise, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2005.

5 – Outras Leituras:

Bakhtin, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento (o contexto de François Rabelais), Editora Universidade de Brasília/Hucitec, Brasília e São Paulo, 2008 (6ª. Edição)

.Bremmer, Jan e Roodenburg, Herman (organização).Uma história cultural do humor, Editora Record, Rio de Janeiro, 2000.

Duvignaud, Jean. Sociologia do Comediante, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1972.

Hutcheon, Linda. Teoria e Política da Ironia. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2000.

Sequeira, Bemvindo. Humor, Graça e Comédia. Para quem gosta de rir e fazer rir. Litteris Editora, Rio de Janeiro, 2004.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados pelos seminários individuais apresentados, participação no curso e pelo trabalho final.  Este será planejado durante o módulo e culminará com uma apresentação coletiva de uma das miniperformances elaboradas durante o módulo (em aberto)

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