Confira a ementa do curso | Políticas culturais, avaliação e fomento à cultura

07/11 – Para democratizar o fomento à cultura

Professora: Sofia Mettenheim

Como o fomento à cultura pode estabelecer relações democráticas com as “pontas” e “margens”? Quais as estratégias para democratizar o fomento à cultura usadas pelas gestões municipais da cultura em seus editais? O que essas experiências podem nos ensinar e a que desafios apontam? A partir do levantamento e análise de 742 editais de fomento das capitais (lançados entre 2013 e 2018) podemos discutir tendências, recorrências, ausências para refletir sobre o engajamento da política cultural nestas tarefas.

30/11 – Dados e indicadores da área cultural

Professora: Carmen Lima

A aula objetiva apresentar o conceito e funções dos indicadores. Particularmente, serão caracterizados os indicadores culturais. Serão discutidos também as principais medidas da atividade cultural no Brasil.

04/12 – Políticas culturais, federalismo e fomento à cultura

Professor: Alexandre Barbalho

Políticas culturais  sob a ótica federalista nos governos Lula e Dilma; O desenho do Sistema Nacional de Cultura e a atuação da Secretaria de Articulação Institucional; A proposta do Procultura; A LAB como exercício inédito de transferência fundo a fundo; As potencialidades da LAB II.

07/12 – Um olhar sobre dados e indicadores de fomento à cultura em âmbito estadual

Professora: Lúcia Maria Aquino de Queiroz

Festas juninas na Bahia, importância simbólica e socioeconômica. Principais impactos da pandemia da covid-19 nas festas juninas no território baiano, destacando questões sociais, econômicas, culturais, comportamentais e de gestão pública. Incipiência das avaliações das iniciativas públicas voltadas às práticas e atividades culturais na Bahia. Estudo de caso avaliativo do fomento aos festejos juninos, com recursos da Lei Aldir Blanc, executado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.