Salvador recebe, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2013, na Universidade Federal da Bahia, campus Ondina, um grupo de pesquisadores, professores e estudiosos da educação, do pensamento crítico, dos saberes e das culturas latino-americanas.
A proposta do encontro é promover um diálogo a respeito dos modos como produzimos conhecimento no contexto específico da América Latina. E como guias e referências para estas reflexões, abordaremos conceitos-chave da obra de autores Rodolfo Kusch, Milton Santos, além dos saberes dos mestres griô, das comunidades indígenas e de uma série de outros autores, pensadores e criadores. Na programação, mesas dedicadas a debater as relações entre interculturalidade e educação, práticas e saberes tradicionais, cultura e pensamento crítico latino-americano.
Entre os convidados contaremos com a presença de Carlos Cullén, José Tasat, Carlos Mundt e Juan Pablo Pérez, da Universidad Nacional Tres de Febrero (Argentina) Guillermo Mariaca, da Universidad Mayor de San Andrés (Bolivia) Naomar Almeida, da Universidade Federal do Sul da Bahia, Lilian Pacheco, da Grãos de Luz e Griô, Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação (UFBA) Clímaco Dias, do Instituto de Geociências (UFBA) Eduardo de Oliveira, da Faculdade de Educação (UFBA) Clelia Cortes e Renato da Silveira, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (UFBA).