Pesquisadores do CULT nas conferências setoriais de Cultura da Bahia

Vinte e quatro estudiosos e pesquisadores da cultura compareceram à conferência específica do setor, realizada no sábado 5 de novembro, na Escola de Arquitetura, na Federação. Entre eles, os pesquisadores do CULT Carlos Bonfim, Paulo Miguez, Mariella Pitombo e Leandro Colling, por exemplo.

Basicamente, o grupo decidiu ratificar, com algumas atualizações, as propostas já apresentadas pelo setor em 2009. “O trabalho de 2009 foi muito bom, avançou bastante. Agora, nós referendamos e atualizamos aquelas ideias”, explica o professor José Roberto Severino, que foi escolhido delegado titular para representar o setor na etapa estadual da conferência, em Vitória da Conquista.

Em 2009, uma das propostas era criar uma rede de estudos, pesquisa e formação em cultura. Essa rede já está em fase de instalação, e agora o setor pretende fomentar e consolidar as atividades em desenvolvimento.

Outra proposta atualizada é a de criar ou ampliar políticas de financiamento a estudos e pesquisas em cultura, com uma política específica de apoio à circulação, o Programa de Circulação de Pesquisadores. A Secult precisaria atuar na sensibilização de órgãos de financiamento, como Fapesb.

A mesma proposta inclui a criação de uma premiação para estudos e pesquisas em cultura. As categorias do prêmio foram discutidas na manhã de debates, mas ainda não estão definidas. “Pensamos em diferentes maneiras, uma delas contemplando até a pesquisa não-acadêmica”, adianta Severino, “mas ainda vamos aprimorar essa ideia”.

A criação de um observatório de avaliação e acompanhamento dessas políticas também faz parte do projeto, que vai ser redigido no Formulário 3 da conferência pelo grupo presente na Escola de Arquitetura, em discussões virtuais e presenciais a serem realizadas durante a próxima semana.

A aluna Ana Aragão é a delegada suplente. O setor também decidiu manter a proposta, já pontuada em 2009, de alterar a legislação estadual de forma a permitir que pesquisadores que sejam funcionários do Estado da BAhia possam participar dos programas de financiamentos de projetos da Secult.

Fonte: http://culturabahia.com/2011/11/06/pesquisadores-atualizam-propostas-de-2009/

Deixe uma resposta