Linha de pesquisa – Cultura e Gênero
1 → Grupo de Pesquisa: Miradas
- Ementa: Grupo de pesquisa que congrega uma série de projetos de pesquisas que têm a finalidade de refletir sobre a articulação entre Media, Cultura e Gênero.
- Coordenação: Linda Rubim
2 → Projeto de Pesquisa: “Mulheres diretoras de cinema”
- Ementa: Tem como objetivo realizar um mapeamento da produção cinematográfica de mulheres de 1995 a 2005, período em que na América Latina percebe-se uma significativa emergência de filmes feitos por mulheres. A pesquisa busca refletir em que medida a ação de empoderamento dessas mulheres que atuam em um cenário, masculino marcadamente hegemônico, pode elaborar um novo cinema, sintonizado com as lutas sociais das mulheres. A pesquisa tem como aporte teórico as teorias feministas em diálogo com o campo da cultura e ainda visita a psicanálise, com o propósito de desvelar as questões das subjetividades especialmente no que diz respeito a mulher na sua relação contemporânea com os aparatos mediáticos.
- Coordenação: Linda Rubim
Linha de pesquisa – Culturas e Sexualidades
1 →Grupo de Pesquisa: CUS
- Ementa: A linha Culturas e Sexualidades abriga pesquisas que tratam sobre as relações entre as culturas e as sexualidades, especialmente as ligadas aos ativismos e estudos queer, das subalternidades e pós-colonialidades. As pesquisas tratam sobre as normatizações, normalizações e naturalizações sobre as diversidades e/ou dissidências sexuais e de gêneros, os binarismos das orientações sexuais e identidades de gênero, as formas dissidentes de viver as múltiplas sexualidades e os gêneros que existem em nossa sociedade.
- Coordenação: Leandro Colling e Djalma Thürler
Linha de pesquisa – Políticas culturais
1 → Projeto de Pesquisa: Circuitos culturais, memória e narrativas do pertencimento: território e identidade na contemporaneidade.
- Ementa: Os temas transversais da vida cultural urbana/rural contemporânea. A produção de sociabilidades e subjetividades urbanas contemporâneas. A cidade como campo de fluxos da memória. O sentido do território em contextos culturais e políticos de matrizes e contextos identitários variados. As experiências do tempo e a análise de eventos, dos processos de produção e das políticas culturais para a identidade e para o território.
- Coordenação: José Roberto Severino
2 → Projeto de Pesquisa: Em Busca da Institucionalização Nunca Tida: A Construção do Sistema Nacional de Cultura
- Ementa: A institucionalização da cultura como política pública não é um processo tardio, se comparado com outros setores, pois as primeiras ações mais sistemáticas surgiram quando no Brasil se estruturaram, de modo geral, as políticas setoriais do governo federal, ou seja, no período Vargas (1930-45). Portanto, sua trajetória não se diferencia de outros setores como educação, saúde, moradia etc, marcada pelos mesmos valores que constituem a cultura política nacional: clientelismo, favoritismo, patrimonialismo, autoritarismo. No entanto, as políticas culturais padecem de elevado grau de fragilidade e descontinuidade que não se percebe nas políticas das outras áreas. Esta situação começa se modificar com a gestão dos ministros de cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira, que durante os dois governos Lula, procurou de diversas formas minimizar esse quadro de instabilidade, estabelecendo as bases institucionais que possibilitassem a transformação das políticas culturais em políticas de Estado. […]
- Coordenação: Alexandre Barbalho
3 → Projeto de Pesquisa: Políticas Culturais no Brasil e na Bahia: Desafios Federativos
- Ementa: O projeto investiga os desdobramentos das políticas culturais nacionais, desenvolvidas de 2003 a 2014, sob a égide de uma concepção político-cultural explicitamente federativa, em termos de políticas de cultura nas outras esferas federativas, em especial a estadual. A investigação indicará se esses desdobramentos consubstanciam ou não os eixos centrais de intervenção daquelas políticas: o sistema nacional de cultura, que pretende articular União, estados e municípios, e o plano nacional de cultura, que objetiva desenvolver um plano de trabalho compartilhado entre União, estados e municípios. Para viabilizar tal pesquisa, foi selecionado um estado específico, a Bahia.
- Coordenação: Albino Rubim
4 → Projeto de Pesquisa: A Convenção da Unesco e as políticas para a diversidade cultural no espaço latino americano.
- Ementa: O projeto se propõe a investigar, no contexto dos dez anos da Convenção da Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO completados em outubro de 2015, as apropriações e repercussões deste instrumento jurídico e político internacional nas políticas nacionais de cultura de países latino americanos. Tomando como universo de pesquisa uma amostra de quatro países sul-americanos (Brasil e + três a definir) que aderiram formalmente à convenção e tornaram públicos seus esforços e iniciativas […]
- Coordenação: José Marcio Barros
5 →Projeto de Pesquisa: Estudos da Cultura no Brasil: um mapa possível.
- Ementa: Objetiva realizar um mapeamento sobre o perfil dos estudos da cultura no Brasil a partir dos trabalhos apresentados nas ultimas nove edições do ENECULT de modo a depreender uma possível agenda que orienta este campo de estudos no país
- Coordenação: Mariella Pitombo, Linda Rubim e Delmira Nunes
6 →Projeto de Pesquisa: Gestão e Produção Cultural na Bahia – Mapeamento da dança nas capitais brasileiras e no Distrito Federal
- Ementa: Visa realizar um mapeamento da dança nas capitais brasileiras e Distrito Federal, em três etapas, identificando sujeitos, grupos e instituições que desenvolvem atividades de dança a fim de elaborar um panorama quali-quantitativo que abranja a dimensão social, econômica e artística dos sujeitos pesquisados da área, por meio da constituição de uma rede de pesquisadores vinculados prioritariamente às Universidades públicas federais e estaduais que possuam cursos de Dança ou Grupos de Pesquisa nesse campo.
- Coordenação: Gisele Marchiori Nussbaumer
Linha de pesquisa: Cultura e Desenvolvimento
1 →Grupo de Pesquisa: A experiência da formação no curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura: reformulação do seu projeto pedagógico
- Ementa: Atualmente uma das maiores carências detectadas em pesquisas das políticas culturais brasileiras têm sido a ausência de políticas de formação de pessoal em cultura. Desde o ano de 1996, de forma pioneira no Brasil, a Universidade Federal da Bahia passou a oferecer o curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura. Que curso seria esse? Que habilidades são desenvolvidas a partir dessa formação? Até hoje os recém-ingressos no curso de produção cultural, como é comumente chamado, têm em mente essas dúvidas, pois são poucas opções de graduação plena nessa área no Brasil. Mas, felizmente, há um leque de oportunidades por detrás dessa nomenclatura, que de alguma forma participa de um movimento que busca profissionalizar o campo da organização da cultura campo esse que congrega os profissionais atuantes na política, gestão ou produção culturais. Urge que, depois de 16 anos de experiência, essa formação seja revista, já que ao longo desse período tivemos apenas uma mudança na grade curricular datada do ano 2000. Além disso, é importante ter como base um comparativo nacional, ampliando a relação do curso da Universidade Federal da Bahia com as experiências de outras universidades […].
- Coordenação: Leonardo Costa
Linha de pesquisa: Culturas e Artes
1 →Grupo de Pesquisa: Poéticas e narrativas audiovisuais contemporâneas
- Ementa: Estuda a constituição da linguagem e da narrativa audiovisual no contexto dos processos criativos, articulando as diferentes formas de estruturação da linguagem e da narrativa audiovisual em suas relações com as práticas sociais e experiências dos sujeitos na contemporaneidade.
- Coordenação: Marise Berta
2 →Grupo de Pesquisa: Narrativas, Imagens e Sons da Cidadania
- Ementa: Visa integrar discentes do IHAC com estudantes do Ensino Médio de Lauro de Freitas, para a realização de uma série de vídeos e vinhetas sonoras, que comporão um programa educativo produzido por uma equipe multidisciplinar, formada por professores da UFBA, cujos conteúdos digam respeito à juventude e a cultura local. A atividade relaciona-se com as pesquisas dos professores envolvidos, o que permitirá a reflexão da experiência com os alunos, a partir da efetivação de uma agenda de encontros temáticos, com o propósito de discutir a teoria na prática […].
- Coordenação: Marise Berta
Outras pesquisas
Mapeamento Cultural UFBA 2019 (Mapcult)
Coordenação: Albino Rubim
Duração: 2019 – 2020
Financiamento e Fomento da Cultura no Brasil: Estados e Distrito Federal
Coordenação: Albino Rubim
Duração: 2016 – 2017
Cultura e Subalternidades no Brasil
Coordenação: Marinyze das G. Prates de Oliveira e Maurício Matos dos Santos Pereira
Duração: 2010 – 2017
Práticas artísticas e pensamento crítico na América Latina
Coordenação: Carlos Bonfim
Duração: 2011 – 2017
As bambas do samba
Coordenação: Marilda Santanna
Duração: 2016 – 2017
Canto de cada canto
Coordenação: Marilda Santanna, Claudia Sisan (UNEB) e Marcelo Dantas (UFRB)
Duração: 2016 – 2017
Canto do Conto
Coordenação: Clarissa Bittencourt de Pinho e Braga
Duração: 2011 – 2016
Psicodinâmica da Oralidade e Culturas da Infância: relatos e histórias a partir da interação com uma “Poteca”
Coordenação: Clarissa Bittencourt de Pinho e Braga
Duração: 2015 – 2016
TV UFBA em processo
Coordenação: Marise Berta
Duração: 2013 – 2015
Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura
Coordenação: Albino Rubim
Duração: 2010
Mapeamento da formação em organização cultural no Brasil
Coordenação: Albino Rubim, Alexandre Barbalho (UECE) e Leonardo Costa
Duração: 2009 – 2010
Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia da Cultura – GEPEC
Coordenadores: João Paulo Matta e Carmen Lima
Duração: 2005 – 2008
Equipamentos Culturais de Salvador: públicos, políticas e mercados
Coordenadora: Gisele Nussbaumer
Duração: 2005 – 2007
Mapeamento dos Recursos Humanos e Materiais em Cultura das Universidades Públicas Brasileiras (para o Ministério da Cultura do Brasil)
Coordenadoras: Ângela Andrade, Nadja Miranda, Mariella Pitombo e Claudete Alves
Duração: 2005 – 2007
Políticas Culturais do Estado da Bahia
Coordenador: Albino Rubim
Duração: 2005 – 2006
Políticas Culturais no Brasil: Itinerários, Atualidade e Desafios Contemporâneos
Coordenador: Albino Rubim
Início: 2007
Baianidade: Cultura, Mídia e Política
Coordenador: Albino Rubim
Duração: 2004 – 2007
Dimensão Cultural do Projeto Brasil em Três Tempos (para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos da Presidência da República do Brasil)
Coordenadores: Albino Rubim
Duração: 2004 – 2005
Políticas Culturais da Prefeitura Municipal de Salvador 1985-2004
Coordenador: Albino Rubim
Duração: 2004 – 2005
Novo Pólo de Crescimento para a Música Brasileira: o Modelo de Sucesso da Bahia (para a Organização Internacional do Trabalho e Ministério da Cultura do Brasil)
Coordenadores: Milton Moura e Goli Guerreiro
Duração: 2004 – 2005
Políticas e Redes de Intercâmbio e Cooperação em Cultura no Âmbito Ibero-americano (Cátedra Andrés Bello – UFBA)
Coordenadores: Albino Rubim, Mariella Pitombo Vieira, Iuri Rubim
Duração: 2004 – 2005