X Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais – Democracia, Cultura e Comunicação

Acontece nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Museu de Arte da Bahia (MAB), das  18 às 21h, o X Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais. Nesta edição do evento, Democracia, Cultura e Comunicação serão os temas abordados.

A presença, para o mal e para o bem, da comunicação e da cultura na atualidade brasileira tem tido um papel marcante para a efetivação ou não do golpe midiático/jurídico/parlamentar de 2016, bem como para destruição ou defesa da democracia no país. No atual estado de exceção vigente no Brasil, o debate do papel da comunicação e da cultura torna-se vital para o presente e o futuro do país e para todos aqueles que continuam a acreditar na transformação democrática da sociedade brasileira, marcada historicamente por profundas por desigualdades, discriminações, privilégios, preconceitos e autoritarismos.

O Ciclo de debates tem como principais objetivos: Analisar o papel desempenhado pela comunicação na construção do golpe de 2016 e na luta em defesa da democracia, analisar o papel da cultura na construção de uma sociedade autoritária e desigual e na luta pela democracia e Analisar as relações entre as políticas de comunicação e de cultura e suas relações com a luta pela democracia e diversidade cultural no Brasil.

A programação está subdividida nos seguintes temas: Democracia e comunicação (24/04), Democracia e cultura (25/04) e Políticas de cultura e de comunicação (26/04). Em cada um destes dias será realizada uma roda de conversa com diversos convidados, dentre eles, professores, pesquisadores, políticos, artistas, intelectuais, militantes políticos e agentes culturais. A proposta do evento é realizar debates abertos, críticos e plurais para assegurar que as diversas visões sobre este acontecimento possam ser expressas e discutidas em sintonia com a complexidade deste evento que mudou a história contemporânea.

Programação:

Democracia e comunicação (24 de abril de 2018)

Emiliano José – Escritor, jornalista e professor
Julieta Palmeira – Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia
Messias Bandeira – Diretor do IHAC-UFBA

Leonardo Costa – Coordenador do CULT e vice-diretor da FACOM

Democracia e cultura (25 de abril de 2018)

Emilio Tapioca – Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia
Paulo Miguez – Vice-reitor da UFBA
Renato da Silveira – Artista e professor

José Roberto Severino – Coordenador do Pós-Cultura

Políticas de cultura e de comunicação (26 de abril de 2018)

Flávio Gonçalves – Diretor do IRDEB
Leandro Colling – Coordenador do CUS
Renata Rocha – Vice-coordenadora do CULT

Antonio Albino Canelas Rubim – Pesquisador do CNPq e do CULT

O X Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais é uma realização conjunta do Coletivo de Políticas Culturais, Observatório de Políticas e Gestão da Cultura, Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Museu de Arte da Bahia (MAB), Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT-BA).

1. Maíra Bahia says: Responder

Como faz para se inscrever. Ou n é necessário?

2. Mariluse França Dias says: Responder

Não tem inscrição? Quero me inscrever…..

1. CULT says: Responder

Não, basta comparecer!