No dia 10 de agosto, às 14h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Diversidade Cultural: Formação e atuação da Terapia Ocupacional na política e no campo da diversidade cultural.
Esta mesa tem como objetivo compartilhar a contribuição dos terapeutas ocupacionais no fortalecimento da pauta cultural, da diversidade e das políticas culturais. As reflexões apontadas no texto “Terapia ocupacional e Cultura: urgências e compromissos éticos políticos” ressaltam as dimensões culturais das atividades humanas e ocupações, práticas e a importância da cultura contra os poderes hegemônicos que retroalimentam sistemas de desigualdades e exclusões. No texto “Cultura, Territorialidades e Terapia Ocupacional” apresentam-se reflexões a partir dos trabalhos sobre os diferentes diálogos entre terapia ocupacional e o campo cultural em temáticas como juventudes, infâncias, mulheres, com recortes étnicos e identitários. Em “Políticas culturais, acessibilidade e direitos humanos: interfaces com a terapia ocupacional” são abordadas as iniciativas de promoção políticas e ações de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno mental e ou sofrimento psíquico e pessoas em vulnerabilidade social. A partir das discussões compartilhadas busca-se consolidar a Cultura como um dos campos de atuação da profissão, distinto de qualquer outro.
🗓️ 10/08
⏰ 14h
🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult
Coordenação de Patricia Dorneles (UFRJ) – Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. Mestre em Educação pela UFSC, doutora em Geografia pela UFRGS e pós doutorado em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Atuou no Ministério da Cultura de 2005 a 2019. Foi Superintendente de Difusão Cultural no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ de 2015 a 2019. Coordenadora do Laboratório de Artes, Cultura, Acessibilidade e Saúde – LACAS da UFRJ e do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura- CNPQ.
Carla Regina Silva (UFSCar) – Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutorado em Educação, pós-graduação lato sensu em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado e Pós Doutoramento pela Universitat Central de Catalunya – Espanha.
Claudia Reinoso Araújo de Carvalho (UFRJ) – Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ (EICOS/IP/UFRJ). Doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ.
Maria Daniela Corrêa de Macedo (UFRJ) – Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro da Comissão de Direitos Humanos da Faculdade de Medicina (CDHFM/UFRJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Terapia Ocupacional e Cultura (UFRJ).
Isadora Machado é produtora de Acessibilidade no projeto Um Novo Olhar, consultora e palestrante na área de Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Tecnologia. Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas. Integrante do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde – UFRJ e Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura
A atividade faz parte do GT Diversidade Cultural do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.